metropoles.com

Terracap libera venda direta em condomínios para quem já tem imóvel

Segundo o presidente da agência, a decisão valerá enquanto uma liminar da Justiça estiver em vigor. A empresa não vai questioná-la

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Condomínio Ville de Montagne
1 de 1 Condomínio Ville de Montagne - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) vai permitir a venda direta de lotes ocupados em áreas passíveis de regularização para os moradores que possuem outros imóveis no Distrito Federal. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (31/8), depois que a Justiça suspendeu a cláusula do edital da venda direta que proibia a compra por quem já fosse proprietário ao julgar uma ação referente ao condomínio Ville de Montagne, no Lago Sul.

“Não é uma derrota. Nós iremos regularizar todos os imóveis. Tanto de quem já possuía imóvel e os que não possuíam”, explicou Júlio César de Azevedo Reis, presidente da Terracap. De acordo com ele, a liminar será considerada não apenas para o Ville de Montagne, mas para as demais áreas que serão regularizadas, entre elas a etapa III de Vicente Pires, a 2ª etapa da Estância Jardim Botânico, Jardim Botânico 1, Jardim Botânico 6, Parque e Jardim das Paineiras e Mirante das Paineiras.

Reis destacou que a agência não vai tentar derrubar essa decisão na Justiça. Porém, não descartou a possibilidade de outros moradores ou órgãos questionarem a liminar. De acordo com ele, entretanto, quem possui terreno vazio não poderá participar da venda direta agora. “Serão vendidos em momentos futuros”, complementa Júlio César.

O prazo para adesão à venda direta vai até 6 de setembro. Nesta quinta e na sexta-feira (1/9), a agência irá receber os interessados entre 7h e 21h, horário que será repetido entre segunda e quarta da semana que vem. No sábado (2/9), o atendimento será de 9h às 17h.

No Ville de Montagne, que tem cerca de 950 terrenos, cerca de 30% dos moradores do condomínio já possuem registro de imóveis no DF. Aqueles que não aderirem à venda direta terão os imóveis inseridos em licitações, uma espécie de leilão. Eles terão preferência nessa venda, podendo igualar o valor de maior lance dado no leilão. “O governo quer resolver o problema da questão fundiária no DF”, disse Reis.

Preço
Nesta quarta (30), o Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) negou pedido apresentado pelos moradores do Ville de Montagne e decidiu manter o processo de venda direta de lotes do condomínio. A Amorville queria a suspensão da licitação por discordar dos preços estipulados pela Terracap. O preço do lote de 800m² varia entre R$ 195 mil e R$ 199 mil.

Na decisão, o juiz Carlos Frederico Maroja de Medeiros, da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF, afirma que “a parte autora pretende impugnar a precificação proposta pela gestora do patrimônio imobiliário público com base em questionável laudo produzido por expert pago por ela própria, portanto, atuando em prol dos interesses particulares”.

De acordo com o magistrado, “recepcionar o laudo produzido sob paga da autora como elemento indicativo de nulidade da avaliação produzida pelo órgão público significa subverter o princípio da primazia do interesse público sobre o particular”.

Ainda segundo o juiz Carlos Maroja de Medeiros, “a suspensão do procedimento da licitação afetaria interesses de todos os moradores da região que anseiam sair da licitação de clandestinidade e insegurança a que estão submetidos atualmente”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?