metropoles.com

Projeto urbanístico para regularização de Arniqueira é aprovado

Agora, Terracap pode dar prosseguimento aos trâmites para registro em cartório do parcelamento do setor habitacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tony Winston/Agência Brasília
arniqueiras
1 de 1 arniqueiras - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) aprovou, nesta segunda-feira (21/5), o relatório sobre o projeto de urbanismo para regularização das quadras 6 a 9 do Setor Habitacional Arniqueira, em Taguatinga. Assim, serão regularizados 1.644 lotes.

O documento foi elaborado pela Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap), com base em informações das concessionárias de serviços públicos e de diferentes órgãos locais.

Por 24 votos a favor, três contra e duas abstenções, os procedimentos para a regularização urbanística, ambiental e fundiária foram aceitos pelo órgão colegiado, que já havia aprovado as diretrizes para a região em fevereiro de 2018.

Com a aprovação, a Terracap, proprietária da área, poderá dar prosseguimento aos trâmites para registro em cartório do parcelamento de Arniqueira.

Veja a distribuição dos lotes:

  • 1.594 são casas
  • Oito são destinados ao uso misto (comercial e residencial unifamiliar)
  • 38 reservados para uso de equipamento público comunitário
  • Quatro definidos para equipamento público urbano
  • Plano de arborização entre as recomendações

 

Na exposição de motivos para aprovação do projeto, recomendou-se a previsão de áreas de parcelamento condicionado. Isso possibilitará a solução gradual de dificuldades próprias do terreno na região, bem como um plano de arborização urbana e a efetivação de um programa de recomposição de áreas de preservação permanente (APP).

O conselho também recomendou a implementação de corredores ecológicos em todo o setor habitacional, a definição do manejo de águas pluviais e a execução de obras para a preservação da quantidade e qualidade dos recursos hídricos.

Histórico
Arniqueira foi criado pela Lei Complementar 511, de 2002, e teve poligonal e parâmetros urbanísticos modificados pelo Plano Diretor e Ordenamento Territorial (Pdot,), aprovado pela Lei Complementar 803, de 2009.

O setor foi atualizado pela Lei Complementar n° 854, de 2012, que também criou, na estratégia de regularização fundiária, a Área de Regularização de Interesse Específico Arniqueira.

O Pdot recomenda a adequação dos assentamentos urbanos informais às conformações legais, o que garante o direito à moradia, ao desenvolvimento social da propriedade e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?