A declaração foi dada durante entrevista com jornalistas pela secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel.
“Nesse momento, com as doses que temos, conseguimos fazer [a imunização] com 10 e 11 anos“, afirmou a secretária, destacando que o trabalho não vai parar durante o Carnaval.
O público-alvo, que antes contemplaria crianças de 10 a 14, precisou ser modificado devido à baixa quantidade de imunizantes disponibilizados pelo fabricante e à ampliação da cobertura vacinal em mais municípios do país.
“Nós temos uma demanda grande e uma produção pequena. Então, nós precisamos ir ajustando o planejamento, a cada momento, para que a gente atinja o público de 10 e 11 anos e o amplie de acordo com a chegada de mais doses da vacina”, salientou a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio.
A chefe da pasta de Saúde destacou, ainda, que a população do DF estará imunizada a longo prazo. Por isso, a principal frente atualmente é o combate aos focos do mosquito da dengue nas residências.
“Nós vamos ter uma população imunizada, mas a médio e longo prazo. Então, com essas primeiras crianças e adolescentes que estão sendo vacinados, no mês de junho é que nós teremos realmente esses jovens imunizados. No momento, eles fizeram a primeira dose, e são 90 dias para que a gente aplique a segunda dose”, destacou.
“Precisamos enfatizar que a vacina compõe um rol de cuidados, mas não é o principal cuidado e não é isso que vai tirar do momento de emergência. Este momento demanda o trabalho intersetorial de cada morador do Distrito Federal olhar para sua residência, tirar focos que possam ser criadouros do mosquito”, frisou Lucilene.
Dessa forma, com o recebimento de mais lotes, o ministério pretende aumentar gradativamente a cobertura, por faixa etária, e o grupo prioritário. A expectativa do Ministério da Saúde é que, até o fim do ano, cerca de 3 milhões de brasileiros sejam imunizados com as duas doses da vacina.
Neste primeiro momento, apenas três unidades federativas receberam o primeiro lote do imunizante: Distrito Federal, Goiás e Bahia.