metropoles.com

Ministra cita Sol Nascente e Lago Sul em post sobre racismo ambiental

Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, postou foto comparando Sol Nascente e Lago Sul: “Precisamos falar sobre racismo ambiental”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Anielle Franco
1 de 1 Anielle Franco - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial, postou uma imagem comparando Sol Nascente com Lago Sul, duas cidades do Distrito Federal, para defender o debate sobre racismo ambiental, tema alvo de polêmicas nas redes. No X, antigo Twitter, Anielle compara a arborização das duas regiões administrativas da capital, cita a concentração de pessoas negras em cada uma delas e levanta: “Precisamos falar sobre racismo ambiental nas cidades”.

Em vista aérea, a imagem publicada mostra como a arborização presente no Lago Sul, área nobre de Brasília, é distante da realidade de Sol Nascente. “Isso não é natural”, escreveu a ministra Anielle Franco.

Ministra cita Sol Nascente e Lago Sul em post sobre racismo ambiental
Ministra cita Sol Nascente e Lago Sul em post sobre racismo ambiental

O termo “racismo ambiental” foi usado pela ministra para nos últimos dias para debater causas dos temporais que atingiram a região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro (RJ), que deixaram 12 mortos, um desaparecido e diversos prejuízos para a população. “Estou acompanhando os efeitos da chuva nos municípios do Rio e o estado de alerta com as iminentes tragédias, fruto também dos efeitos do racismo ambiental e climático”, disse a ministra.

A fala gerou críticas da oposição, que questionou o uso do termo, e causou uma explosão de pesquisas sobre a expressão, segundo dados do Google Trends. Após a repercussão, a ministra publicou um vídeo explicando a relação entre as chuvas e o racismo ambiental.

“Quando a gente olha os bairros e municípios que foram mais atingidos, a gente vê algo que eles todos têm em comum, que são áreas mais vulneráveis. Qual é a cor da maioria das pessoas que vivem nesses lugares?”, questiona Anielle.

“Isso acontece porque uma parte da cidade, do estado, não tem a mesma condição de moradia, de saneamento, de estrutura urbana do que a outra. Também não é natural que esses lugares tenham ali a maioria da sua população negra. Isso faz parte do que a gente chama e define de racismo ambiental e os seus efeitos nas grandes cidades”, explica.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?