metropoles.com

Ministério Público vistoria estádio para jogo do Flamengo em Brasília

Desde março de 2020, a presença de público estava suspensa em eventos esportivos do Distrito Federal. Força-tarefa pede protocolos rígidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Mané Garrincha
1 de 1 Mané Garrincha - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que fiscaliza as medidas de combate à Covid-19 vistoriou o Estádio Nacional Mané Garrincha nessa segunda-feira (19/7). O estádio recebe jogo das oitavas de final da Libertadores nesta quarta-feira (21/7), entre Flamengo e Defensa y Justicia.

A partida marca o retorno dos torcedores aos estádios no Distrito Federal. As atividades esportivas estão suspensas desde março de 2020, com restrições para o combate ao coronavírus na capital.

O coordenador da força-tarefa do MPDFT, procurador de Justiça José Eduardo Sabo, visitou as instalações e acompanhou os preparativos sanitários para a realização do jogo, entre eles o início da testagem para os funcionários que trabalharão no evento.

“Temos de ter uma integração de todos os órgãos e uma participação muito grande da Arena [Bsb, que administra o estádio] no sentido de que providencie o distanciamento entre os bancos”, afirmou o procurador.

Volta da torcida

O Governo do Distrito Federal (GDF) liberou o retorno das torcidas em Brasília em 14 de julho. O decreto que autorizou a volta do público estipulava a ocupação de 25% da capacidade dos estádios por pessoas com o ciclo de imunização contra Covid-19 completo e que tivessem testado negativo para a doença.

Dois dias depois, em 16 de julho, o governo distrital flexibiliza as pŕoprias regras após pedido do Flamengo. Novo decreto modificou a norma anterior e estipulou que bastará ao torcedor apresentar exame PCR negativo ou comprovante de duas doses da vacina contra Covid-19 para que possa acompanhar a partida.

De acordo com o MPDFT, a força-tarefa defende que o controle de acesso seja rigoroso na verificação dos documentos exigidos, especialmente do cartão de vacinação que comprove a imunização por meio de duas doses ou dose única, e do teste com resultado negativo para a Covid-19.

O Ministério Público também sugeriu uma investigação epidemiológica após as partidas para dimensionar os efeitos da presença de público.

2 imagens
Ministério Público exige protocolos rígidos
1 de 2

Partida do Flamengo terá público pela primeira vez no DF desde o começo da pandemia de Covid-19

Daniel Ferreira/Metrópoles
2 de 2

Ministério Público exige protocolos rígidos

Igo Estrela/Metrópoles
Princípio da impessoalidade

Conforme mostrou a coluna Grande Angular, também nesta segunda a Justiça do DF indeferiu pedido de liminar apresentado por um advogado para suspender o decreto distrital de retorno aos estádios e, consequentemente, impedir a partida de futebol em Brasília.

A magistrada entendeu que não há qualquer prova de flagrante ilegalidade, no ato do GDF, que justifique a intervenção do Poder Judiciário no Executivo local.

“Aparentemente, em um juízo perfunctório, não há nada que ateste a ilegalidade dos atos questionados. A presença de público é restrita a 25% da capacidade do espaço, o local (estádio) é aberto (ar livre), obrigatório o uso de máscara, distanciamento entre os torcedores, exigência de vacinação completa ou PCR negativo, entre outras medidas exigidas no decreto para realização de qualquer evento esportivo”, escreveu.

O autor da ação, advogado José da Silva Moura Neto, disse que recorreu e interpôs agravo de instrumento, que será julgado pelo desembargador Fábio Eduardo Marques.

“Eu sou flamenguista, mas o decreto foi feito para o Flamengo, e isso quebra o princípio da impessoalidade. A Secretaria de Saúde se manifestou de forma contrária à realização da Copa América, que era sem público. Então, não faz sentido realização de evento com público agora”, afirmou.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?