metropoles.com

Ministério Público questiona necessidade de novos leitos de UTI Covid

Órgão pede que Secretaria de Saúde refaça análise com base nos indicadores atuais da pandemia de coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MPDFT/Divulgação
Leito de UTI HRSam
1 de 1 Leito de UTI HRSam - Foto: MPDFT/Divulgação

A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus), do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) questionou a Secretaria de Saúde (SES-DF) sobre a necessidade de nova contratação de leitos com suporte ventilatório pulmonar para pacientes com Covid-19. Um ofício foi enviado à pasta nesta quinta-feira (28/10).

O documento usa os indicadores recentes da pandemia no DF, como números de infectados, internações, óbitos e as projeções para as próximas semanas e meses afim de ponderar a necessidade da contratação. O Ministério Público verificou que há três meses a equipe técnica da SES-DF concluiu pela necessidade de contratação de novos leitos de UTI-Covid, que seria feita por dispensa de licitação.

A justificativa, no entanto, era pautada na expectativa de uma “terceira onda” de casos do novo coronavírus. O MPDFT ressalta que a decisão sobre a necessidade ou não da contratação é da equipe técnico-administrativa da pasta, mas a Prosus quer atualização sobre a avaliação.

Os promotores indicam que o parecer deve levar em conta a prorrogação dos contratos de leitos dos Hospitais de Campanha de Ceilândia e do Gama. Além disso, a análise também precisa considerar a desativação do Hospital de Campanha do Autódromo.

No ofício, também são mencionadas as flexibilizações das medidas sanitárias de contenção da Covid-19, publicadas no Decreto nº 42.656/2021, como a suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras faciais ao ar livre e a redução da distância mínima entre as mesas em restaurantes.

Por fim, o MPDFT questiona sobre a disponibilidade financeira para a referida contratação, e se, para tanto, será necessária a utilização de créditos suplementares.

Também nesta quinta-feira, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) autorizou a Secretaria de Saúde a contratar a Associação Saúde em Movimento (ASM) para a operação dos hospitais de campanha na capital.

2 imagens
1 de 2

TCDF levou em conta o menor preço que será pago pela SES

Rafaela Felicciano/ Metrópoles
2 de 2

Rafaela Felicciano/ Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?