Ministério Público do DF denuncia homem por injúria racial
Segundo a denúncia, caso ocorreu entre dois funcionários do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit)
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) denunciou um funcionário do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) por injúria racial, na tarde desta terça-feira (13/10). Segundo o MPDFT, o denunciado teria ofendido a dignidade e o decoro da vítima, que também trabalhava no órgão, por meio de elementos raciais e de cor.
De acordo com a denúncia, o acusado supervisionava o trabalho da vítima e teria utilizado tratamento diferenciado, supostamente por motivação racial. No dia do crime, ao chegar ao trabalho acompanhado de outros colegas, a vítima teria passado pelo acusado nas escadas de acesso à garagem e ouviu: “Rapaz, cruzar com um preto na segunda-feira e, nesse horário, é azar pra semana inteira”. Ele ainda teria acrescentado: “Preto comigo não dirige”.
Como não há ação penal em curso, o MPDFT propôs suspensão condicional do processo pelo prazo de dois anos. Nesse caso, o acusado não poderá se ausentar do local onde reside sem a devida autorização; deverá comparecer à Justiça, periodicamente, para informar e justificar suas atividades; cumprir 80 horas de prestação de serviços à comunidade; e participar em curso e/ou palestra sobre igualdade racial. A vítima já recebeu indenização pelo caso em uma ação trabalhista.