Ministério da Saúde disponibiliza 50 leitos de UTI para o DF
Leitos adultos serão exclusivos para pacientes graves com Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde autorizou, nesta quarta-feira (24/03), mais 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento exclusivo aos pacientes graves com Covid-19 no Distrito Federal, em caráter excepcional e temporário. O valor do repasse mensal será de R$ 2,4 milhões, retroativo à competência de março de 2021.
Apesar de estados e municípios terem autonomia para criar e habilitar os leitos necessários, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibilizou recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença.
O pedido de autorização para o custeio dos leitos Covid-19 é feito pelas secretarias de Saúde do DF, de estados e municípios. Para a autorização, os Executivos locais devem cadastrar a solicitação na plataforma SAIPS.
Entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e o funcionamento da unidade intensiva e do corpo clínico para atuação em UTI.