Metrópoles Sports: jogos em Brasília arrecadaram 51 toneladas de alimentos para doação
Considerando últimos jogos em Brasília, foram arrecadadas mais de 51 toneladas de alimentos que serão doados para famílias carentes
atualizado
Compartilhar notícia
Recentemente, Brasília se tornou a cidade dos grandes jogos de futebol, mas sempre foi a capital da solidariedade. Considerando as últimas cinco partidas organizadas pelo Metrópoles Sports, na Arena BRB Mané Garrincha, foram arrecadadas mais de 51 toneladas de alimentos, que serão doados para famílias carentes.
A distribuição dos alimentos conta com a parceria do Programa Mesa Brasil, do Sesc. “Com o arrecadado, vamos conseguir atender cerca de 6 mil famílias. É muita gente. É o efeito social do Metrópoles“, classifica Cláudia Vilhena, coordenadora do Mesa Brasil DF.
Confira o arrecadado em cada jogo:
- 28/1 – Flamengo x Palmeiras: 23.997 Kg
- 4/2 – Cruzeiro x América Mineiro: 4.153 Kg
- 5/2 – Botafogo x Boa Vista: 3.375 Kg
- 7/2 – Vasco x Nova Iguaçu: 10.130 Kg
- 12/2 – Corinthians x Portuguesa: 10.000 Kg (Estimado)
“Trata-se de um sucesso absoluto. Estamos falando de uma média de 10 toneladas de alimentos sendo doados em cada um dos jogos”, comenta a coordenadora. Do total, mais de 34 mil quilos de comida já chegaram à mesa de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Vilhena ressalta que, como são alimentos de validade estendida e de extrema qualidade, as pessoas podem guardar, se preferirem. Segundo a responsável pelo Mesa Brasil no DF, cada família deve receber 8 quilos em média.
Uma crescente de arrecadação de alimentos
O Mesa Brasil é um programa do SESC e funciona como a maior rede de bancos de alimentos da América Latina. O projeto se uniu ao Metrópoles para recolher alimentos na entrada dos jogos e os repassarem para diversas instituições de caridade.
“O Mesa Brasil recolhe os alimentos onde sobra e entrega onde falta. A gente tem acordos de parceria com grandes indústrias, com grandes redes de supermercado. Nos supermercados, aquele alimento que perdeu o valor comercial, mas não perdeu o valor nutricional, é repassado para a doação”, comenta Vilhena.
A organizadora explica que o programa tem 321 instituições do DF cadastradas e cerca de 96.700 pessoas atendidas, que recebem os alimentos até três vezes no mês. Há uma equipe de nutricionistas e assistentes sociais que organizam a quantidade a ser repassada baseada nos critérios do programa.
Cláudia Vilhena conta que o programa vive “uma crescente de arrecadação”. Em janeiro deste ano, foram reunidas 120 toneladas de alimentos para doação, representado o dobro do que foi recebido no mesmo mês do ano passado.
Até o dia 11 de fevereiro, sem contabilizar o jogo entre Corinthians e Portuguesa, o programa inteiro recebeu 51 toneladas de comida. “O nosso objetivo é atender mais de 100 mil pessoas até o meio deste ano. Para isso, preciso aumentar o quadro de doadores. Quanto mais alimento recebermos, mais pessoas poderão ter alimento por intermédio do Mesa Brasil”, diz.