Metrópoles é homenageado no prêmio Sesc Comerciário Destaque
Jornalistas e veículos locais receberam prêmio pelo desempenho no papel sociocultural no DF. Metrópoles foi um dos homenageados da noite
atualizado
Compartilhar notícia
O Serviço Social do Comércio (Sesc-DF) premiou na quinta-feira (26/10) trabalhadores de empresas de papel relevante no Distrito federal, jornalistas e veículos de notícias locais com o Prêmio Sesc Comerciário Destaque 2ª Edição. Em evento no Setor de Clubes Sul, 49 pessoas físicas e jurídicas foram agraciadas com a honraria. O Metrópoles foi um dos destaques da noite.
O objetivo do prêmio é fortalecer, valorizar e reconhecer o papel do jornalismo local no desenvolvimento produtivo sociocultural na capital do país. Na premiação, foi ressaltado o compromisso do Metrópoles com a cobertura abrangente e imparcial dos eventos mais relevantes, sejam eles locais, nacionais ou internacionais
“O Metrópoles nasceu com o DNA de Brasília, e essa relação com a capital faz e sempre fará parte de nossa história. Hoje, temos um alcance nacional e queremos que essa identidade que o veículo tem com Brasília seja levada também a outras praças, sempre com um jornalismo de excelência, a serviço dos leitores”, destacou o editor-chefe do portal, Otto Valle.
“Esse prêmio fortalece nossos laços ao valorizar a dedicação e o talento do trabalhador do comércio, dessas empresas que geram emprego e renda aqui no Distrito Federal”, destacou o diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo Silva.
A vice-governadora do DF, Celina Leão, ressaltou a importância do prêmio ao prestigiar o comércio. “Esse prêmio é para o trabalhador, para quem trabalha todos os dias. Isso é muito simbólico. A gente precisa prestigiar as pessoas que produzem, que trabalham, que geram emprego, geram renda”, frisou.
O presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, salientou o papel da imprensa para o desenvolvimento do setor produtivo. “A imprensa não critica, faz sugestões. Tenho tido muitas sugestões da imprensa que têm ajudado muito na nossa evolução e no sucesso do setor produtivo do Estado.”
Os homenageados foram escolhidos com base em critérios que incluem conquistas notáveis em suas respectivas áreas, participação ativa na comunidade e histórico de impacto positivo na economia da capital. Os nomes de todos os agraciados podem ser visto no site do Sesc.
Metrópoles
Na primeira edição, que ocorreu no ano passado, o Prêmio Sesc celebrou 33 trabalhadores do comércio. O evento reuniu profissionais, representantes sindicais e autoridades.
O Prêmio Sesc é mais um reconhecimento do trabalho jornalístico do Metrópoles. Neste mês, o portal venceu o 45° Prêmio Vladimir Herzog, um dos mais prestigiados do país. A reportagem Ouro Líquido levou a categoria Produção Jornalística em Multimídia.
A reportagem também conquistou o Premio a la Excelencia Periodística, concedido por La Sociedad Interamericana de Prensa (SIP) — uma das honrarias mais importantes do jornalismo ibero-americano. Com essa premiação, o site venceu pela terceira vez na história.
O portal tem ainda dois trabalhos finalistas do Prêmio CNT de Jornalismo 2023. As reportagens Cargueiros do pó e Estradas de papel concorrem na categoria Webjornalismo. Os finalistas serão avaliados pelo corpo de jurados do prêmio, e o resultado final será divulgado no início do mês de novembro. Também concorrem Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo e TV Globo.
Recentemente, o Metrópoles ganhou o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa, organizado pelo Jornalistas&Cia, e venceu o 3º Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar, na categoria Centro-Oeste.
Liderança
No ano passado, o Metrópoles foi o veículo de comunicação brasileiro mais premiado. No ranking organizado pelo Jornalistas & Cia, o portal liderava o pódio de 2022, com o Estadão na segunda posição, seguido pela Folha de S.Paulo.