Metrô terá mais trens rodando em dias de jogos do Brasil na Copa
O primeiro confronto da Seleção Brasileira será às 16h da próxima quinta-feira (24/11), contra a Sérvia
atualizado
Compartilhar notícia
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informou, nesta terça-feira (22/11), que vai aumentar o quantitativo de trens entre as 14h e as 16h, para atender o retorno dos usuários que forem liberados pelas empresas ou órgãos governamentais nos dias dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022, realizada no Catar. O primeiro confronto será às 16h da próxima quinta-feira (24/11), contra a Sérvia. O horário de funcionamento dos trens será das 5h30 às 23h30.
A companhia repetirá a medida para os próximos confrontos, marcados para as 13h da próxima segunda (28/11), e, às 16h de 2 de dezembro. Para a disputa do início da tarde, os trens serão reforçados das 11h às 13h. No último confronto da fase de grupos, será mantido o horário de reforço.
Procurada para saber se fará algum esquema especial por conta das partidas da seleção canarinha, a Secretaria de Mobilidade (Semob) informou que a programação ainda está sendo definida e que será divulgada, mas não informou a data.
Em 27 de outubro deste ano, o governador Ibaneis Rocha (MDB) publicou o decreto com os pontos facultativos para servidores do Distrito Federal em dias de jogo do Brasil, durante a fase de grupos da Copa do Mundo de 2022. O documento saiu em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF).
Veja as datas e horários dos pontos facultativos:
- 24 de novembro de 2022, das 8h às 14h;
- 28 de novembro de 2022, ponto facultativo durante todo o dia;
- 2 de dezembro de 2022, das 8h às 14h.
O horário de expediente nos demais jogos da Seleção Brasileira será informado à medida que a equipe for se classificando para as fases seguintes da Copa do Mundo. A Câmara Legislativa do DF (CLDF), o Tribunal de Contas do DF (TCDF) e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) seguirão os horários do GDF.
A Caesb informou que nos dias em que o horário normal de expediente for alterado, os escritórios regionais e os postos do Na Hora trabalharão no turno em que houver expediente na companhia. As equipes de manutenção seguirão trabalhando em regime de plantão. Atendimento remoto, agência virtual, app, site e telefone 115 funcionam ininterruptamente.
A companhia reforça que, por meio dos canais virtuais, é possível solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento, consumo de água, consulta de protocolos, parcelamento de débitos, primeira ligação de água, autoleitura, ressarcimento de danos, alteração do titular ou do vencimento da conta, religação de água, débitos e manutenção de redes, além de serviços comerciais como análise de contas, atualização de cadastro e religação.
Saúde
A Secretaria de Saúde (SES-DF) comunicou o que esquema de atendimento à população também terá alteração na primeira fase do torneio. Não haverá vacinação na próxima segunda (28/11). Na próxima quinta (24/11) e 2 de dezembro, o atendimento será das 8h às 14h. As unidades básicas de saúde (UBS), Farmácias de Alto Custo, Fundação Hemocentro, ambulatórios, policlínicas e os dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi) seguirão os mesmos horários.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), emergências dos hospitais regionais, as unidades de pronto-atendimento (UPAs), Casa de Parto de São Sebastião, emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) atendem de forma ininterrupta, em plantão 24h.
Justiça
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e Defensoria Pública do DF (DPDF) funcionarão com horário de expediente diferenciado nos dias de participação da Seleção Brasileira durante o Campeonato Mundial de Futebol de 2022. Em ambos os órgãos ficaram estabelecidos o seguinte esquema:
I – nos dias úteis de jogo programado para as 12h, o funcionamento e o atendimento ao público serão das 7h às 10h30;
II – nos dias úteis de jogo programado para as 13h, das 7h às 11h30;
III – nos dias úteis de jogo programado para as 16h, das 7h às 14h.
Os prazos processuais, judiciais e administrativos que iniciam-se ou completam-se nesses dias ficam automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente.