Metrô-DF fecha estações para troca de trilhos neste domingo (21/7)
Está será a segunda etapa da manutenção. A primeira aconteceu em 7/7, ocasião em que o Metrô-DF também fez outras melhorias no sistema
atualizado
Compartilhar notícia
As circulação de trens nas estações Ceilândia Sul, Guariroba, Ceilândia Centro, Ceilândia Norte e Terminal Ceilândia será interrompida neste domingo (21/7) para a troca de trilhos. A informação é da Companhia do Metropolitano no Distrito Federal (Metrô-DF).
O funcionamento dos trechos do Centro Metropolitano a Central e de Samambaia a Central continuará normalmente — as estações estarão em atividade das 7h às 9h.
A interdição em Ceilândia acontece para que a segunda etapa da troca de trilhos seja feita na região. O procedimento é feito por conta do desgaste natural que ocorre com o tempo, em virtude do contato entre as rodas do trem e o trilho, ambos de metal. A troca deve ocorrer a cada quatro anos.
Os trabalhos envolvem o corte de trilhos, soltura dos dormentes, posicionamento dos novos trilhos, novas fixação nos dormentes e soldas. O veículo auxiliar ficará posicionado na via adjacente, o que impossibilita a operação comercial durante o serviço de troca dos trilhos.
A primeira etapa aconteceu no dia 7 de julho, também um domingo. Foram trocados aproximadamente 600 metros de trilhos, além de 861 dormentes com novos isoladores de fixação, 33 soldas aluminotérmicas e 30 barras de trilhos.
O Metrô-DF também aproveitará a suspensão para fazer outras atividades no sistema. No dia 7, houve operação de roço e capina na área de Ceilândia Sul e a limpeza da trincheira de Ceilândia Centro, em uma área de aproximadamente 30.000 m².