metropoles.com

Mesmo na pandemia, GDF avançou na regularização de 8 condomínios. Confira

Juntas, essas regiões abrigam 5.666 pessoas. Números de alvarás de construção praticamente triplicaram na comparação com 2019

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Vista do DF
1 de 1 Vista do DF - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Entre os meses de abril e julho, mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, o Governo do Distrito Federal (GDF) avançou na regularização de oito áreas, ondem vivem 5.666 pessoas. No mesmo período, o número de alvarás de construção praticamente triplicou.

O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan) aprovou a regularização do Vivendas Beija-flor (Sobradinho II), da QS 16 CLS 16 (Riacho Fundo I), das pontas de quadra da QNJ 49 (Taguatinga) e das áreas intersticiais de Brazlândia.

O Conplan ainda tirou da ilegalidade os condomínios Residencial Serra Dourada II e Vila Rica, ambos localizados em Sobradinho II. Mas, nestes casos, os moradores precisam cumprir exigências de adequação nos projetos urbanísticos nas áreas.

Durante o período, o governo também publicou dois decretos a fim de tornar legal duas áreas na Etapa 3 do Arapoanga, em Planaltiba: a URB 147/09 e a URB 148/09.

Juntas, as essas localidades representam 270.052,62 metros quadrados regularizados. No caso das regiões contempladas pelos decretos, somadas, significam a regularização de 2.245.737,35 metros quadrados.

Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Urbano e  Habitação do DF (Seduh), Mateus Oliveira, o desempenho da pasta foi positivo, apesar das dificuldades impostas pela pandemia.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados. Demonstram que, apesar da pandemia, a equipe da Seduh, em teletrabalho, vem mantendo a produtividade em alta”, afirmou Mateus.

Após a aprovação do Conplan, a regularização depende de decreto do Executivo local. No caso de áreas particulares, o processo segue para a última etapa, quando o proprietário dá entrada no cartório.

Além das regularizações, a Seduh expediu 618 alvarás de construção. Ou seja, mesmo com o teletrabalho autorizou aproximadamente 6 obras por dia. No mesmo período de 2019, foram emitidos 212. Entre abril e julho deste ano, foram expedidas, ainda, 132 cartas de Habite-se.

Por outro lado, a secretaria aprovou 215 projetos de arquitetura, referentes a 1.364.180,99 metros quadrados. No mesmo recorte de 2019, o total foi de 270, contemplando 1.761.111,31 metros quadrados.

Regularização via PPP

Nessa sexta-feira (31/7), o GDF, o governo federal e moradores da Fazenda Sálvia – em Sobradinho – deram início a um novo projeto de regularização, via parceria público-privada (PPP). A região tem 12 mil imóveis. Aproximadamente 240 famílias residem na área.

A medida vai proporcionar a arrecadação de R$ 240 milhFões ao cofres públicos. Em linhas gerais, a iniciativa privada conduzirá o processo a partir convênio com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?