metropoles.com

Mesmo com renovação de 50%, CLDF ainda forma base sólida para Ibaneis

Dos 24 deputados distritais eleitos, 12 integram a coligação do chefe do Executivo local e pelo menos mais dois devem apoiá-lo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
CLDF plenario
1 de 1 CLDF plenario - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Mesmo com a renovação de 50% na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e com o candidato de esquerda Fábio Félix (PSol) saindo como o mais votado, a base do governador Ibaneis Rocha (MDB), reeleito em primeiro turno, continua sendo forte no Parlamento local. Dos 24 deputados distritais eleitos, 12 integram a coligação do chefe do Palácio do Buriti e pelo menos mais dois devem apoiá-lo.

O PL foi a sigla aliada ao governador que conseguiu maior número de eleitos, com quatro deputados distritais: Daniel Donizet, Thiago Manzoni, Joaquim Roriz Neto e Roosevelt Vilela. Já o MDB, partido do qual o governador faz parte, elegeu três deputados: Iolando, Hermeto e Wellington Luiz.

Também da coligação, as siglas que elegeram dois deputados cada foram: Agir (Jaqueline Silva e Doutora Jane) e PP (Pastor Daniel de Castro e Pepa), enquanto o Avante teve mais um (João Cardoso).

Fora da junção de legendas perante a Justiça Eleitoral, mas também base de Ibaneis, o deputado Martins Machado, reeleito pelo Republicanos, fez campanha a favor do atual governador. Novato pelo PMN, Rogério Morro da Cruz também caminhou com o chefe do Executivo local.

Situação singular vive Robério Negreiros, vice-líder do governo na CLDF. Apesar de ter apoiado Ibaneis durante todo o mandato, precisou se abster de apoio público, uma vez que o presidente do PSD, Paulo Octávio, lançou-se como concorrente ao GDF.

Na parte da oposição, mudaram os nomes, mas o número de deputados aumentou apenas em um. Seis distritais foram eleitos no campo da esquerda: Fábio Felix (PSol), Chico Vigilante (PT), Max Maciel (PSol), Gabriel Magno (PT), Ricardo Vale (PT), e Dayse Amarilio (PSB).

O trunfo que pode ser usado por esses parlamentares é o expressivo apoio que receberam nas urnas: os três candidatos a deputado distrital mais bem votados nas eleições são todos de oposição.

Raça e gênero

Foram eleitas quatro mulheres, uma a mais do que na última legislatura: a distrital reeleita Jaqueline Silva, a estreante Doutora Jane, Paula Belmonte (Cidadania) e Dayse Amarilio.

Já no levantamento por raça, o resultado das urnas mostra que oito pardos e três negros garantiram uma cadeira. Do total, 12 parlamentares se identificam como brancos, e não há representantes dos povos indígenas eleitos a distrital.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?