metropoles.com

Mesmo com racionamento, comportas do Lago Paranoá são abertas

A medida surpreendeu porque desde outubro do ano passado a água do lago está sendo utilizada para abastecer várias regiões do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/CBMDF
Barragem do Paranoá
1 de 1 Barragem do Paranoá - Foto: Divulgação/CBMDF

Duas das três comportas da barragem do Lago Paranoá foram abertas nesta quinta-feira (8/2) pela Companhia Energética de Brasília (CEB). Em função das fortes chuvas, o lago quase atingiu o limite, de 1.000,80 metros, obrigando a operação a ser deflagrada.

Para alertar a população ribeirinha, que vive na região logo abaixo da barragem, as sirenes tocaram às 10h30. O Corpo de Bombeiros foi acionado e está de prontidão no local.

As comportas não eram abertas desde 2016, quando o Distrito Federal entrou na pior crise hídrica da história local, adotando, pela primeira vez, o racionamento de água.

A medida surpreendeu porque desde outubro do ano passado a água do Lago Paranoá está sendo utilizada para abastecer várias regiões do Distrito Federal, como as asas Sul e Norte, Sudoeste, Noroeste e Lago Norte. A expectativa era de que não houvesse água “sobrando”.

Também causou preocupação, visto que o Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon) fez alerta de que a barragem pode desabar a qualquer momento em função do fluxo de veículos. Segundo a entidade, a estrutura não foi feita para suportar o peso dos carros. O GDF negou essa possibilidade.

Desde domingo (4), a população brasiliense vive momentos de tensão por conta de registros de desabamentos. O piso da laje de uma garagem desabou, na 210 Norte, esmagando 23 carros. Na terça (6), foi a vez de um dos viadutos do Eixão Sul, sobre a Galeria das Estados, despencar. Ninguém ficou ferido nos dois incidentes.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?