Mesmo com novas doses, professores do DF não entram em lista da vacina
O secretário de Educação do DF havia prometido a imunização dos profissionais da educação para esta sexta, mas a expectativa foi frustrada
atualizado
Compartilhar notícia
A frustração da expectativa de que os profissionais da educação do Distrito Federal fossem vacinados contra a Covid-19 nessa sexta-feira (9/4) provocou reações entre integrantes do Sindicato dos Professores (Sinpro). Em entrevista coletiva realizada na quinta-feira (8/4), o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, reiterou que não será possível cumprir a previsão de imunizar esses trabalhadores na sexta devido à falta de doses para D1.
O Governo do Distrito Federal confirmou a chegada de 67,9 mil doses de vacinas contra a Covid-19 e anunciou a retomada a vacinação dos idosos de 66 anos. Porém, não há possibilidade de imunizar os profissionais de educação no prazo previsto pelo secretário de Educação, Leandro Cruz, porque uma remessa prevista não chegou e o governo precisa ter estoque para aplicar as 2ª doses (D2) em quem já tomou a 1ª.
“Esse anúncio gera extrema preocupação e traz prejuízos imensos para o aprendizado dos nossos estudantes”, afirmou a diretora do Sinpro, Rosilene Corrêa.
“A vacinação é o primeiro requisito para voltarmos ao presencial. A falta da vacina só distancia o regresso dos professores às salas de aula”, completou Rosilene. As aulas na rede pública do DF foram retomadas em 8 de março, mas somente de maneira remota.
Durante entrevista coletiva, Gustavo Rocha, disse que a categoria de ensino é prioridade. “A ideia é vacinar o quanto antes, mas aguardaremos a orientação do Ministério da Saúde para iniciar”, disse.
Retomada para idosos
Com a nova remessa de vacinas contra a Covid-19 que chegou na quinta-feira (8/4), a vacinação para as pessoas com a faixa etária de 66 anos foi retomada sexta-feira e segue no fim de semana. Ao todo, foram disponibilizadas 14.066 doses para a primeira aplicação.
No sábado (10/4) e domingo (11/4), a vacinação prosseguirá, mas apenas nos drive thrus do Estacionamento 13 do Parque da Cidade, do shopping Iguatemi e da Faculdade Unieuro, em Águas Claras.
A nova remessa enviada ao DF inclui 40,5 mil unidades da vacina AstraZeneca e 27,4 mil da Coronavac, segundo a Secretaria de Saúde. Os itens serão divididos em 21.311 para a primeira dose e 43.395 para segunda. O restante (5%) faz parte da reserva técnica para suprir eventuais perdas.