metropoles.com

Mesmo com nova convocação, CLDF tem déficit de 400 servidores

Casa convocou mais 16 aprovados em concurso e pretende lançar Programa de Aposentadoria Incentivada para chamar nomes do cadastro de reserva

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
CLDF
1 de 1 CLDF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Mesmo convocando os 86 candidatos aprovados no último concurso público, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) enfrenta déficit de aproximadamente 400 servidores públicos no quadro de pessoal.

A falta de mão de obra foi diagnosticada no próprio concurso. Em função de limitações orçamentárias, as provas selecionaram apenas 86 concorrentes. E, segundo o departamento técnico da Casa, o déficit mapeado à época permanece o mesmo.

Nessa segunda-feira (26/10), a Casa realizou a cerimônia de posse de 46 aprovados, completando 70 empossados. No evento, o presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente (MDB), anunciou a convocação dos últimos 16 aprovados no certame que ainda não tomaram posse.

Prudente planeja oxigenar e modernizar o quadro de pessoal da Câmara com servidores concursados. Neste sentido, junto à Mesa Diretora da Casa, pretende lançar um Plano de Aposentadoria Incentivada nas próximas semanas.

Segundo cálculos do corpo técnico legislativo, aproximadamente 118 servidores da Câmara estão com idade para a aposentadoria.

3 imagens
Robério Negreiros defende a convocação dos aprovados no cadastro de reserva do último concurso
Casa sofre déficit de aproximadamente 400 servidores públicos
1 de 3

Rafael Prudente planeja lançar nas próximas semanas um Programa de Aposentadoria Incentivada

Andre Borges/Esp. Metrópoles
2 de 3

Robério Negreiros defende a convocação dos aprovados no cadastro de reserva do último concurso

JP Rodrigues/Metrópoles
3 de 3

Casa sofre déficit de aproximadamente 400 servidores públicos

Igo Estrela/Metrópoles
Cadastro de reserva

Caso o projeto tenha êxito, será possível chamar os candidatos inseridos no cadastro de reserva do concurso. Pelas contas dos aprovados, o grupo tem aproximadamente 350 nomes.

Conforme o segundo-secretário da CLDF, deputado Robério Negreiros (PSD), a Casa precisa fortalecer o quadro de pessoal. “Que a gente possa traçar um caminho para chegar no cadastro de reserva”, sugeriu, no decorrer da cerimônia de posse.

Durante a cerimônia de posse, o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e do TCDF (Sindical), Jeizon Allen Silvério, também destacou a importância de convocação do cadastro reserva.

“Há sempre uma esperança de nós ingressarmos no cadastro de reserva. Não para a gente encher a Câmara de servidores, mas para suprir essas centenas de vagas”, afirmou.

As nomeações também são fruto do bom desempenho orçamentário da Casa: as contas estão dentro dos parâmetros da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?