metropoles.com

Mesmo com liberação, nem todas salas de cinema do DF vão reabrir. Confira

Enquanto algumas empresas têm nem data para voltar a funcionar, outras projetam retorno já para a próxima semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Apesar da liberação de funcionamento de cinemas no Distrito Federal já a partir desta quinta-feira (3/9), as empresas que administram esses espaços ainda se preparam, sem pressa, para a reabertura seguindo todas as novas regras e protocolos. Quem pensava em assistir um filme no próximo final de semana, terá que esperar um pouco mais.

O Cinemark, responsável pelas salas dos shoppings Iguatemi e Pier 21 informou que “ainda não tem data definida para a reabertura de seus complexos”.

Já a rede Kinoplex, que administra os cinemas dos shoppings Boulevard, Pátio Brasil, Terraço e Park disse que a reabertura acontecerá a partir da próxima quinta-feira (10/9), e dará mais informações sobre o funcionamento em breve.

A Cineflix, no JK Shopping, já marcou para este domingo (6/9) a retomada de atividades. Segundo a administradora, “além do bloqueio de fileiras intercaladas, haverá um intervalo de duas em duas poltronas alternadamente, assegurando um distanciamento ainda maior”. Outro ponto de preocupação, o ar condicionado, “funcionará com higienização especial”.

O Espaço Itaú de Cinema, no Casa Park, ainda não abriu vendas de ingresso e no site da empresa ainda não há um pronunciamento sobre possível data.

A Secretaria de Cultura, responsável pelo Cine Brasília, informou que o local precisa ser adaptado às regras de segurança e higiene propostas e “entram consequentemente nessa linha de abertura planejada”. A pasta disse que “trabalha na publicação dessa Portaria de abertura ampliada e publicará na sequência o calendário”.

Regras específicas

O decreto que libera o funcionamento estabelece regras a serem cumpridas pelos espaços culturais. Entre as quais, a disponibilização de produtos para higienização de mãos e sapatos, além da limpeza de aparelhos de ar-condicionado e higienização das poltronas entre as sessões.

As salas de cinemas e teatros devem ser liberadas respeitando-se a regra de “uma fileira de cadeiras ocupadas e outra desocupada”. Os ingressos serão vendidos apenas pela internet. O acesso às salas de exibição só será permitido para quem estiver utilizando máscara facial.

Será proibida a entrada de pessoas que possuam comorbidades assinaladas no Plano de Contingência para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus da Secretaria de Saúde. O documento enumera 18 situações clínicas – dentre as quais, diabetes, doenças cardíacas crônicas e doenças respiratórias descompensadas. Contudo, o decreto não orienta como os estabelecimentos devem realizar esse controle.

Os fluxos de circulação de pessoas nos corredores e nas entradas e saídas das salas deverá ser organizado para ocorrer de maneira ordenada. De acordo com o documento, a organização dos espaços físicos deverá garantir a distância mínima entre espectadores e grupos de espectadores, limitados a seis pessoas.

O texto também determina que os cardápios das lanchonetes que ficam nas entradas dos cinemas sejam higienizados após manipulados pelo cliente. Eles devem ser revestidos de material que possibilite a higienização, ou expostos em lousas ou disponibilizar o acesso por meio de QR Code no celular. Além disso, os menus devem ser fixados em local visível e de fácil acesso, de placa com informações quanto à capacidade total do estabelecimento, metragem quadrada e quantidade máxima de frequentadores permitida.

Veja, abaixo, o documento publicado nesta quinta:

2 imagens
1 de 2

DODF/Reprodução
2 de 2

DODF/Reprodução

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?