Mesmo com doses disponíveis, postos de vacinação contra Covid-19 no DF ficam vazios
Ao contrário do que vem sendo divulgado em grupos de WhatsApp, não há risco de perder os imunizantes abertos
atualizado
Compartilhar notícia
Após os primeiros dias tumultuados de vacinação contra a Covid-19 da população acima de 80 anos no Distrito Federal, esta quinta-feira (4/2) reserva tranquilidade para quem resolveu esperar um pouco mais para receber a dose. Alguns locais não apresentam filas para a imunização, como confirmou o Metrópoles.
É o caso da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Núcleo Bandeirante. Pela manhã, não havia ninguém à espera da vacinação. As várias cadeiras colocadas do lado de fora para organizar a fila para idosos ficaram vazias. A tenda montada para atendimento à população contava apenas com trabalhadores da Secretaria de Saúde.
Veja imagens da UBS 1:
Cenas semelhantes foram registradas na Quadra Poliesportiva do Itapoã, ao lado da UBS 2 da cidade. Os idosos com idade acima de 80 anos que comparecem são prontamente atendidos. É o caso da Maria da Conceição Lustosa, 89 anos. Ela chegou e logo recebeu a dose. Veja:
A reportagem também recebeu relatos de tranquilidade na UBS 4 do Guará, no Setor Habitacional Lucio Costa, e no Centro de Práticas Sustentáveis do Jardim Botânico, no Mangueiral.
Notícia falsa
Ao contrário do que circula em grupos de WhatsApp, não procede a informação de que as doses da vacina não podem ser resfriadas novamente. A notícia falsa diz que, se houver baixo movimento em determinado posto, as unidades do imunizante teriam de ser descartadas.
Segundo a Secretaria de Saúde, os imunizantes remanescentes podem tanto ser redistribuídos para outras bases de vacinação quanto redirecionados para a Rede de Frio Central. Portanto, não há risco algum de perda.
Em relação ao que pretende fazer sobre a falta de movimento nos postos de vacinação, a pasta não havia se manifestado até a publicação desta reportagem.
De acordo com levantamento do portal Covid-19 no Brasil, mantido por voluntários a partir de informações oficiais, a capital da República contava 85.763 mil pessoas imunizadas até a noite desta quarta-feira (3/2), o que representa 2,81% da população do DF.