Mesmo com decreto, feiras e centro comercial lotam em Taguatinga
Na Feira dos Goianos, que chega a receber 50 mil pessoas aos fins de semana, a maioria dos estabelecimentos estava com as portas abertas
atualizado
Compartilhar notícia
Mesmo com decretos governamentais proibindo aglomerações e limitado o funcionamento do comércio no Distrito Federal, feiras e lojas abriram normalmente em Taguatinga.
Na Feira dos Goianos, que chega a receber 50 mil pessoas aos fins de semana, a maioria dos estabelecimentos estava com as portas abertas.
Já a Feira Livre, situada na QND da cidade, mantinha as barracas fechadas, mas muitos feirantes vendiam mercadorias em caminhões. Em alguns, havia filas de pessoas em busca, principalmente, de frutas e verduras.
No Taguacenter, um dos centros de compras mais populares da capital do país, as orientações para evitar a disseminação do coronavírus parecem ter sido ignoradas por parte do público e dos pequenos empresários. Por volta das 11h, segundo a funcionária de uma loja que preferiu não se identificar, o local estava cheio.
“Se você andar por aí, vai ver que poucos fecharam. A gente vem trabalhar com medo, porque até agora o patrão decidiu que vai continuar tudo normal”, diz.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria DF Legal, todos os endereços citados nesta reportagem serão visitados por fiscais.
De acordo com o órgão, as feiras devem ser mantidas fechadas. No caso do Taguacenter, por não se enquadrar na categoria shopping, pode permanecer aberto, mas o órgão destacou que, mesmo assim, irá atuar para impedir aglomerações de pessoas.
Parques e clubes
De acordo com o decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), também deverão se manter fechados no DF, Zoológico, parques ecológicos, recreativos, urbanos, vivenciais e afins, além de boates e casas noturnas. A medida deve durar por 15 dias.
A decisão foi anunciada antes mesmo do fim da reunião entre diretores do Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista) e do Sindicato dos Empregados do Comércio (Sindicom), realizada na tarde dessa quarta-feira (18/03).
Aumento assustador
Em meio à pandemia do novo coronavírus, o número de casos de pacientes infectados disparou de 36 para 61 casos no DF. O aumento ocorreu da noite de quarta-feira (18/03) até o início da tarde desta quinta-feira (19/03), representando uma elevação de 69,4% do último balanço oficial divulgado.