metropoles.com

Mesmo após suicídios, comando fecha centro que trata PMs do DF alcoólatras e depressivos

O Caps fechou as portas em março de 2020 devido à pandemia. No entanto, fontes relatam que orientação é para que local não reabra mais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
PMDF
1 de 1 PMDF - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Centro de Atendimento Psicológico e Social (Caps) da Polícia Militar do DF corre o risco de ser fechado permanentemente. PMs denunciaram ao Metrópoles que o local, considerado essencial, foi fechado em março de 2020 devido à pandemia do novo coronavírus e a ameaça é de que os serviços não sejam retomados.

“Estamos com muito medo. É a total demonstração de descaso. Também somos humanos. Policiais militares também têm depressão e sofrem com alcoolismo e drogas. A categoria está doente, deprimida. Como e onde será feito o atendimento?”, questionou um dos denunciantes.

Segundo um funcionário do Caps, antes de março, eram 25 pessoas atendidas por dia no centro. Hoje, pelo menos três pessoas procuram o local diariamente. “Somente em 2021 dois policiais se suicidaram, mas isso ninguém fala. O atendimento é essencial. Não poderia fechar na pandemia”, ressaltou um dos denunciantes.

O Centro de Atendimento Psicológico e Social (Caps) presta atendimento em saúde mental para a corporação da PMDF. No site da corporação, o serviço consta como ativo e ainda é detalhado como auxílio 24 horas para os policiais militares e seus familiares.

No local, funcionava o Programa de Resgate à Autoestima e Valorização da Vida (Praev) e a Seção de Assistência Social, Programa de Recuperação e Apoio ao Dependente Químico (Pradeq). “Há um major já designado para encerrar todas as funções do Caps. Ele entrou há duas semanas para fechar o local”, relatou uma fonte ao Metrópoles.

“A clínica de Sobradinho, a RM não nos atende. No Caps, o atendimento é personalizado, há expertise para tratar as situações de alcoolismo, para atendimento mental, depressão, uso de drogas”, completou um dos integrantes da corporação.

O Caps fica no Setor de Áreas Isoladas Sul (Setor Policial Sul), Área Especial 4. Há uma clínica associada em Sobradinho, que também presta o atendimento social. No entanto, os profissionais alegam necessitar da assistência ofertada no local criado para esse fim. É no Caps, por exemplo, que seriam feitos os encaminhamentos para a rede credenciada (psicoterapia, ambulatório de psiquiatria e internações).

O Metrópoles entrou em contato com a PMDF por diversos canais, porém, não obteve resposta até a última atualização desta matéria. O espaço permanece aberto.

Curso

Embora a clínica de atendimento psicológico e psiquiátrico esteja fechada e com perspectiva de não reabrir, a PMDF manteve, em 2020, o curso de aperfeiçoamento.

Em novembro de 2020, alunos do 1º Curso de Aperfeiçoamento de Praças (CAP I) da PMDF denunciaram casos de infecção por Covid-19 durante as aulas presenciais.

De acordo com os relatos, em apenas um pelotão, seis policiais testaram positivo. Um deles, o terceiro-sargento Renato Pereira dos Santos, do 2º BPM, morreu em 20 de novembro em decorrência da doença.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?