metropoles.com

“Mesa de negociação aberta”, diz secretária de Educação após reunião sobre greve com o Sinpro

Representantes do governo do DF e do Sinpro-DF se reuniram nesta quarta-feira, no Buriti, para retomar negociações para encerrar greve

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
greve-professores-df-2023-jardim-de-infância-312-norte1
1 de 1 greve-professores-df-2023-jardim-de-infância-312-norte1 - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

Em busca de uma solução para o fim da greve dos educadores, o Governo do Distrito Federal (GDF) e representantes do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) reuniram-se na manhã desta quarta-feira (10/05) na Casa Civil, no Palácio do Buriti.

Após o encontro, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, disse considerar a reunião positiva, e acrescentou que a negociação está aberta. “Mesa de negociação aberta. A gente fez uma boa conversa com o sindicato, eles tiveram a compreensão das dificuldades que o GDF está passando de arrecadação, pois o fundo constitucional vem caindo”, disse.

“Foi apresentado pelo Sinpro dez pautas que vamos começar a discutir para ver qual o impacto que isso representa. A gente continua com o propósito de sensibilizar os professores para retomarem as aulas, porque a negociação vai continuar”, destacou Hélvia.

As dez pautas apresentadas pelo sindicato, de acordo com a chefe da pasta, dizem respeito à reestruturação da carreira que já vinha sendo reivindicada por eles ao GDF.

Diretora do Sinpro-DF, Luciana Custódia reforçou que a retomada das negociações com o GDF é essencial para o encerramento da paralisação. “Não há construção de fim de greve se não há disponibilidade do governo para negociar. Reiteramos a importância de pautas sobre a reestruturação da carreira dos professores”, destacou.

De acordo com Luciana, o governo se comprometeu a avaliar o impacto dessa reestruturação no Orçamento, e a expectativa é que na próxima reunião, marcada para o dia 17 de maio, seja apresentada alguma proposta à categoria.

No último domingo (7/5), o sindicato recebeu notificação judicial determinando o fim do movimento paredista na segunda-feira. Contudo, o departamento jurídico da instituição entrou com recurso.

“A gente aguarda prazo desse recurso, mas destacamos que Justiça não acaba com a greve. O que acaba com a greve é uma proposta apresentada pelo governo para que a assembleia possa apreciar”, disse Luciana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?