metropoles.com

Menino picado por escorpião no DF passa por nova cirurgia: “Deu certo”

Thomas está internado desde 1º de janeiro, quando foi picado por um escorpião durante as comemorações do Réveillon, em Arniqueiras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
print-criança-picada-por-escorpiao
1 de 1 print-criança-picada-por-escorpiao - Foto: Reprodução

Internado desde 1º de janeiro, após ser picado por um escorpião no réveillon, em Arniqueiras, Thomas Caitano, 2 anos, foi submetido a nova cirurgia nessa terça-feira (28/3).

Por meio das mídias sociais, a jornalista Adriana Caitano, 36, mãe da criança, contou que o filho teve de passar por uma gastrostomia e que, apesar de não ter sido [um procedimento] “tranquilo”, no fim “deu tudo certo”.

“A gastrostomia é uma coisa muito boa. Vai permitir que ele se alimente sem o risco de algo ir para o pulmão enquanto ele não reaprende totalmente ao engolir. Essa é a última etapa para, finalmente, voltarmos para casa”, escreveu Adriana.

A mãe do menino relatou que, após a cirurgia, os médicos também “aproveitaram” para corrigir uma hérnia umbilical da criança. Somadas as recentes cirurgias, Thomas teve de passar por cerca de 20 procedimentos, devido às consequências do veneno do escorpião.

“Só de acessos venosos profundos, foram uns 10: no pescoço e no começo da perninha, para colocar medicamentos. Além de [fazer] várias cirurgias delicadas, para colocar e tirar ecmo [oxigenação por membrana extracorporal]; [fazer] hemodiálise; diálise peritoneal; etc. Na cabeça, por exemplo, foram quatro [procedimentos], com vários acessos diferentes para uso da sonda externa, para drenar o líquido, e a inclusão de uma sonda para drenar internamente para o intestino”, detalhou a mãe de Thomas.

Os médicos também retiraram a parte necrosada do ferimento provocado pela picada do escorpião. Depois de adaptado aos procedimentos de tratamento, Thomas será liberado para ficar em home care. “Esperamos que, em até três semanas, tudo se resolva”, completou Adriana.

A jornalista comentou que “a ansiedade tem rondado a família”, machucando a todos e “fazendo chorar”. Apesar disso, os parentes de Thomas seguem confiantes de que, em breve, ele voltará à rotina normal.

Adriana terminou a mensagem com uma mensagem em agradecimento pelas “boas energias” enviadas e pela torcida para recuperação do menino.

“Lembrar do passado e pensar no futuro dói. Por isso, o presente é nosso maior aliado. Mais um dia de vida, de vitória. Seguimos extremamente gratos por sermos pais dessa criança tão maravilhosa e forte e por ele continuar aqui, inundando nosso coração de tanto amor. Também, por termos tanta gente torcendo por ele, ajudando-nos com boas energias, orações e doações. Vocês são incríveis”, concluiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?