metropoles.com

Volume do Descoberto deve começar 2018 mais alto que na última virada

Se a média de elevação diária neste mês for mantida, o reservatório terá 31% da capacidade, 8,8% a mais que em 31 de dezembro de 2016

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O alto índice de chuvas neste mês tem surtido efeito na crise hídrica do Distrito Federal. Prova disso é a elevação do volume nos principais reservatórios de água. A Bacia do Descoberto atingiu, nesta segunda-feira (25/12), 26,1% da capacidade. Se não houver estiagem e consequente queda brusca – e inesperada – dos volumes, o reservatório vai começar 2018 com índice superior ao da última virada de ano.

Neste mês, o mais chuvoso de 2017, o nível do Descoberto, responsável pelo abastecimento de 60% do DF, quase triplicou. Saltou de 9,3% para 26,1% – média de 0,7% por dia. Se a proporção for mantida, o reservatório vai virar o ano com 31% de volume. No último 31 de dezembro, a bacia registrou 22,2% de água.

“Há grandes chances de o nível de chuva ultrapassar a média para dezembro (246 milímetros), pois ainda faltam sete dias para o fim do mês, e já choveu 229mm”, diz o meteorologista Aitler Prego, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Se a previsão do Inmet para a última semana do ano se confirmar, a crise hídrica ficará ainda mais amena. O instituto projeta dias ensolarados, pancadas d’água e trovoadas em áreas isoladas, principalmente nos fins de tarde, como ocorreu na última semana.

Desde domingo (24), o nível do Descoberto subiu 3,1% e chegou ao 16º dia seguido de elevação, atingindo sua melhor marca desde o último 7 de setembro. Já o volume da barragem de Santa Maria chegou a 28,2%, índice mais alto desde 6 de outubro.

Os resultados animadores se devem às chuvas e porque o Descoberto tem abastecido menos cidades do Distrito Federal, desde novembro. No mês passado, regiões que antes eram atendidas pela bacia passaram a receber água do Sistema Santa Maria/Torto.

Chuva
Caso a média diária do mês, de 9,54mm, se mantenha, as chuvas vão superar o índice estimado em 49mm. Assim, o DF fechará o ano com 1.343,6mm, 196,4mm a menos que a previsão para 2017 inteiro (1.540mm).

Ainda segundo o meteorologista, até o fim do ano, o Distrito Federal deve registrar temperaturas mínimas de 17ºC e máximas que podem chegar a 30ºC. Já a umidade relativa do ar deve variar de 90% a 60%, até a quinta (28), e, na sexta (29), entre 90% e 40%.

Emergência
Apesar dos resultados animadores, o DF está em situação de emergência, decretada pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB) no dia 27 de novembro. Na ocasião, ele determinou restrições para o uso de água na capital pelo período de 180 dias. O Distrito Federal atravessa a pior crise hídrica de sua história, e a população enfrenta racionamento do recurso desde 16 de janeiro deste ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?