Volume de reservatório chega a ponto crítico e DF terá conta mais cara
Tarifa de contingência passa a valer a partir desta segunda-feira (24/10). Nível do Descoberto atingiu 24,9% de sua capacidade
atualizado
Compartilhar notícia
A partir desta segunda-feira (24/10), a Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb) está autorizada a cobrar a tarifa de contingência, que vai aumentar em até 20% a conta de água para quem gastar mais de 10 mil litros por mês. O reajuste é decorrente do baixo nível de um dos principais reservatórios do DF, o Descoberto, que atingiu hoje o ponto crítico de 24,9% de seu volume útil.
A partir de agora, residências comuns e propriedades industriais vão pagar 20% a mais pelo consumo de água, enquanto casas populares terão aumento de 10% na cobrança, segundo determinou o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).A medida será válida até que o volume do reservatório fique acima dos 25% de seu volume útil, segundo informou a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa). Enquanto isso, o órgão reforça a necessidade do uso racional de água por parte dos moradores do Distrito Federal.
Caso os níveis dos reservatórios continuem em queda e cheguem aos 20%, são previstos planos de racionamento de água.
Confira como vai ficar sua conta:
Como é atualmente:
Como ficará com a tarifa de contingência: