metropoles.com

Uso da água será limitado ainda mais se nível do Descoberto não subir

Se o nível do reservatório não chegar a 45,8% até esta quarta-feira (8/3), captação para irrigação e piscicultura será limitada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tony Winston/Agência Brasília
Barragem do Descoberto (capacidade máxima)
1 de 1 Barragem do Descoberto (capacidade máxima) - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) decidiu restringir ainda mais a captação de água destinada a irrigação e piscicultura no Rio Descoberto, responsável pelo abastecimento de 60% do Distrito Federal. Caso o nível do reservatório não atinja o índice de 45,8% até esta quarta-feira (8/3), a captação deverá ser reduzida em 50% e ficará limitada ao horário de 6h às 9h. Além disso, a emissão de outorgas está suspensa.

Atualmente, o nível do Descoberto está em 43,5%. Segundo resolução da Adasa publicada nesta terça (7), a meta estabelece um volume mínimo para garantir o recurso hídrico ao longo da estação de estiagem deste ano. “O princípio é poupar agora, durante o período de chuva, para garantir a travessia do período de seca”, explicou em nota o diretor-presidente da Adasa, Paulo Salles.

De acordo com a nota, o volume precisa chegar a um nível seguro até o final de abril para garantir o abastecimento ao longo do ano.

Caso a meta seja cumprida, a captação estará sujeita aos horários abaixo:Reprodução/DODF

 

Também consta no documento a suspensão da emissão de outorgas prévias, preventivas e de direito de uso dos recursos hídricos na área anterior ao reservatório, exceto para fins de dessedentação humana e animal.

Ficou estabelecido, ainda, que a qualquer tempo poderá ser alterado o volume-meta de 45,8% a fim de garantir a segurança hídrica da população que depende do Descoberto para o seu abastecimento, pessoas que hoje estão sujeitas a suspensão de dois dias no fornecimento de água, em cada ciclo de seis. Cerca de 1,8 milhões de habitantes do DF dependem desse reservatório.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?