Reservatórios do DF estão mais cheios, porém racionamento continua
Pela primeira vez em seis meses, nível do Descoberto deve ultrapassar o de Santa Maria: volume d’água em ambos superou previsão do GDF
atualizado
Compartilhar notícia
Boa notícia para os brasilienses. As chuvas que têm caído durante o mês de dezembro sobre o Distrito Federal continuam a beneficiar o reservatório do Descoberto, responsável pelo abastecimento de água de 60% da população. Nesta quinta-feira (28/12), o nível da unidade chegou a 28,6% do total, ficando a um décimo do limite registrado no reservatório de Santa Maria, 28,7%. Com esses índices, ambos já superaram o volume previsto para o período pelo Governo do Distrito Federal, mas ainda não é o suficiente para pôr fim à crise hídrica e, consequentemente, ao racionamento imposto aos moradores do DF desde janeiro passado.
Outro fator contribuiu para a, ainda tímida, recuperação do Descoberto: a pressão sobre o reservatório diminuiu. Desde agosto, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) transfere parte da água do tanque menor para o maior. Com a medida, Guará I e II, Lúcio Costa, Colônias Águas Claras, Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Park Way, que estavam na área do Descoberto, passaram a ser abastecidos pelo sistema Santa Maria/Torto.Nos próximos dias, caso não haja perdas bruscas, a expectativa é de que o volume d’água no Descoberto ultrapasse o do outro reservatório pela primeira vez em seis meses. Na última ocasião em que isso aconteceu foi no dia 17 de junho, quando o Descoberto marcava 51,1% da capacidade e Santa Maria, que abastece 20% da população do DF, 50,8%. Em 18 e 19 daquele mês, os dois ficaram com o mesmo nível. No dia 20, ocorreu uma virada e, desde então, Santa Maria tem se mantido à frente.
Segundo a estatal, esse movimento deve crescer. “O processo de transferência começou com 220 litros por segundo e agora já está sendo possível transferir cerca de 370 (l/s). O objetivo da Caesb é aumentar essa capacidade para algo em torno de 700l/s”, afirma a Pasta, em nota.
O grande aumento no nível do Descoberto também excedeu as expectativas do governo. O valor de referência do reservatório para dezembro era de 11% da capacidade, quase três vezes menor do que os 28,6% medidos nesta quinta (28). No primeiro dia do mês, a taxa era de 9,3%.
A meta do sistema de Santa Maria, que era de 26%, também foi superada. Apesar de mais tímido, o crescimento do reservatório chegou a seis pontos percentuais nos últimos dias, de 22,5% para 28,7%.
Chuvas
O crescimento nos níveis dos dois tanques foram impulsionados pelas precipitações que caíram na capital durante este mês, o mais chuvoso do ano. Desde o dia 1º, choveram 254,8mm, índice superior à média histórica para o período, que é de 246mm.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os próximos dias também devem ser de chuva. A previsão para este fim de semana é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura deve ficar entre 17ºC e 31ºC.