metropoles.com

Reservatórios do DF estão mais cheios, porém racionamento continua

Pela primeira vez em seis meses, nível do Descoberto deve ultrapassar o de Santa Maria: volume d’água em ambos superou previsão do GDF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marco Peixoto/Caesb
barragem descoberto
1 de 1 barragem descoberto - Foto: Marco Peixoto/Caesb

Boa notícia para os brasilienses. As chuvas que têm caído durante o mês de dezembro sobre o Distrito Federal continuam a beneficiar o reservatório do Descoberto, responsável pelo abastecimento de água de 60% da população. Nesta quinta-feira (28/12), o nível da unidade chegou a 28,6% do total, ficando a um décimo do limite registrado no reservatório de Santa Maria, 28,7%. Com esses índices, ambos já superaram o volume previsto para o período pelo Governo do Distrito Federal, mas ainda não é o suficiente para pôr fim à crise hídrica e, consequentemente, ao racionamento imposto aos moradores do DF desde janeiro passado.

Nos próximos dias, caso não haja perdas bruscas, a expectativa é de que o volume d’água no Descoberto ultrapasse o do outro reservatório pela primeira vez em seis meses. Na última ocasião em que isso aconteceu foi no dia 17 de junho, quando o Descoberto marcava 51,1% da capacidade e Santa Maria, que abastece 20% da população do DF, 50,8%. Em 18 e 19 daquele mês, os dois ficaram com o mesmo nível. No dia 20, ocorreu uma virada e, desde então, Santa Maria tem se mantido à frente.

Outro fator contribuiu para a, ainda tímida, recuperação do Descoberto: a pressão sobre o reservatório diminuiu. Desde agosto, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) transfere parte da água do tanque menor para o maior. Com a medida, Guará I e II, Lúcio Costa, Colônias Águas Claras, Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Park Way, que estavam na área do Descoberto, passaram a ser abastecidos pelo sistema Santa Maria/Torto.

Segundo a estatal, esse movimento deve crescer. “O processo de transferência começou com 220 litros por segundo e agora já está sendo possível transferir cerca de 370 (l/s). O objetivo da Caesb é aumentar essa capacidade para algo em torno de 700l/s”, afirma a Pasta, em nota.

O grande aumento no nível do Descoberto também excedeu as expectativas do governo. O valor de referência do reservatório para dezembro​ era de 11% da capacidade, quase três vezes menor do que os 28,6% medidos nesta quinta (28). No primeiro dia do mês, a taxa era de 9,3%.

A meta do sistema de Santa Maria, que era de 26%, também foi superada. Apesar de mais tímido, o crescimento do reservatório chegou a seis pontos percentuais nos últimos dias, de 22,5% para 28,7%.

Chuvas
O crescimento nos níveis dos dois tanques foram impulsionados pelas precipitações que caíram na capital durante este mês, o mais chuvoso do ano. Desde o dia 1º, choveram 254,8mm, índice superior à média histórica para o período, que é de 246mm.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os próximos dias também devem ser de chuva. A previsão para este fim de semana é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura deve ficar entre 17ºC e 31ºC.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?