Caesb reduz pressão da água em Ceilândia, a maior cidade do DF
Redução da pressão da água começa a valer nesta quarta-feira (23/11) e vai afetar mais de 400 mil moradores da região administrativa
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio a maior crise hídrica do Distrito Federal, a redução da pressão na água começará nesta quarta-feira (23/11) por Ceilândia. Os 450.693 habitantes da maior cidade do DF serão atingidos. A medida não tem data para acabar e, portanto, a ordem é economizar e se prevenir.
De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Distrito Federal (Caesb), a redução da pressão ocorrerá entre as 7h e as 19h. A empresa informa que, durante a noite, o consumo é menor, o que permite a normalização do abastecimento. Nesse período, os moradores devem aproveitar para encher as caixas d’água. Quem não tem o equipamento deve fazer estoques durante a noite.
O Descoberto é o mais afetado pela crise hídrica no DF. Com as chuvas dos últimos dias, o nível do reservatório subiu um pouco e fechou esta terça-feira (22) com 20,15% da capacidade. O índice é bem menor que o registrado no reservatório de Santa Maria, que atingiu a marca de 40,87% nesta terça.
A Caesb afirma que o abastecimento só voltará ao normal quando houver um nível considerado seguro no Descoberto. Com a redução na pressão da água, a empresa espera redução no consumo entre 5% e 10%.
Ministério Público
Na última sexta (18), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou à Caesb que faça campanhas educativas e promova ações de incentivo à economia de água. Entre as medidas sugeridas, estão a publicação de avisos nas contas de água e a premiação de consumidores que conseguirem reduzir o consumo com a isenção da tarifa de contingência.
A taxa passa a valer para as contas do próximo mês e foi fixada em 40% para residências normais e 20% para casas populares e prédio comerciais, industriais e que abrigam órgãos públicos. O MPDFT também questiona a Caesb sobre os motivos para o adiamento das ações de racionamento, já que o reservatório do Descoberto já chegou ao nível de 20%.
Ao Metrópoles, a companhia afirmou que vai estudar as propostas da promotoria e respondê-las tecnicamente.
Confira abaixo o calendário completo da redução da pressão no abastecimento:
23/11 – Ceilândia
28/11 – Vicente Pires, Colônia Agrícola Samambaia
2/12 – Samambaia
7/12 – Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria
12/12 – Águas Claras, Arniqueiras, Taguatinga, Riacho Fundo I
14/12 – Park Way, Candangolândia, Núcleo Bandeirante