Racionamento de água na área central de Brasília começa segunda (27/2)
Detalhes da operação serão anunciados na quinta (23) pela Caesb. Medida atinge moradores do Plano Piloto, lagos, Sudoeste e Noroeste
atualizado
Compartilhar notícia
A Caesb informa que o racionamento nas cidades abastecidas pelo sistema Santa Maria/Torto vai começar na segunda-feira (27/2). A companhia está preparando os detalhes técnicos, que serão anunciados até quinta (23). As regiões atingidas pelo rodízio serão Asa Norte, Asa Sul, Noroeste, Sudoeste, Lago Norte, Lago Sul, Jardim Botânico, Paranoá, Itapoã, Setor de Mansões do Lago Norte, SOF-Sul, Condomínio Park Sul Prime Residence e Living Superquadra Park Sul.
A medida foi adotada depois que a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) decidiu restringir a quantidade de água captada pela Caesb nos principais reservatórios da cidade.
“Se as condições não forem favoráveis, podemos diminuir ainda mais (o limite de captação). A meta é termos água para enfrentar a seca”, ressaltou o diretor-presidente da Adasa, Paulo Salles, em coletiva à imprensa nesta segunda (20).
No caso do reservatório do Rio Descoberto, a vazão média mensal captada pela Caesb será limitada a 3,5 metros cúbicos por segundo. O sistema é responsável pelo abastecimento de 60% da população do DF, que já enfrenta o rodízio de água a cada seis dias. Prazo que poderá ser reduzido para um intervalo menor de dias.
Os cortes feitos na região atendida pelo Descoberto atingem 1,8 milhão de moradores de cidades, entre elas Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Samambaia, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria, Núcleo Bandeirante, Park Way, Guará e Candangolândia.
Crise hídrica
Essa é a pior crise hídrica da história do Distrito Federal. Tentando reduzir o consumo de água, a Caesb adotou, em outubro do ano passado, a cobrança da tarifa extra para quem gastar muito e diminuiu a pressão da rede em outras regiões do DF.
Durante a coletiva nesta segunda, a Adasa disse que o racionamento de água não tem data para acabar no Distrito Federal. Segundo a agência, o volume do Reservatório do Descoberto deve variar entre 50% e 75% em maio, próximo ao período de seca, distante da média histórica, de 80%.