Racionamento de água chega hoje ao Lago Norte e ao Jardim Botânico
No início do corte nas regiões abastecidas pelo sistema Santa Maria/Torto, comerciantes adotam estratégias para tentar evitar prejuízo
atualizado
Compartilhar notícia
A sétima semana do racionamento de água no Distrito Federal começa nesta segunda-feira de carnaval (27/2) de uma forma mais democrática. A partir de hoje, regiões abastecidas pelo sistema Santa Maria/Torto, que não estavam na escala de corte iniciada em 16 de janeiro, entram no rodízio. Serão mais 557 mil brasilienses afetados nesta segunda, quando as torneiras ficarão secas no Lago Norte, no Varjão, na Granja do Torto e em parte dos condomínios do Jardim Botânico.
Além dessas áreas, os cortes continuam nas regiões que recebem água da Barragem do Descoberto. Nesta segunda (27), é a vez de Ceilândia Oeste, Recanto das Emas e Riacho Fundo II. Além dos moradores, a crise hídrica causa transtornos para os comerciantes, especialmente os que dependem do abastecimento para tocar o negócio.
A chef das casas Empório Árabe e Dolce Far Niente (215 Sul), Lídia Nasser, disse que precisou comprar uma caixa d’água nova para cada estabelecimento. Além disso, ela adquiriu recipientes de 1,8 mil litros. “Também fizemos um trabalho de conscientização dos funcionários, aumentamos a equipe de limpeza e estamos antecipando a nossa produção”, explica.
Dona de restaurantes também em Águas Claras — uma das primeiras cidades a ser atingida pelo racionamento de água no DF —, Lídia comenta que usou a experiência de lá para adaptar a rotina nas lojas do Plano Piloto. “Os investimentos que fizemos para captar mais água geraram um custo mensal de 20% a mais. Acredito que ocorrerá o mesmo nas unidades da Asa Sul.”
A partir de terça (28), as demais regiões atingidas pela segunda fase do rodízio serão Asa Norte, Asa Sul, Noroeste, Sudoeste, Lago Sul, Paranoá, Itapoã, SOF-Sul, Condomínio Park Sul Prime Residence e Living Superquadra Park Sul, seguindo o cronograma divulgado pela Caesb na semana passada.
As demais áreas que já eram atingidas pelas medidas de contingência continuam no rodízio (veja cronogramas abaixo).
A medida foi adotada depois que a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) decidiu restringir a quantidade de água captada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) nos principais reservatórios da cidade.
Nas últimas medições, feitas pela Adasa às 8h30 de domingo (26), o volume útil do Descoberto estava em 39,22%. Já o do sistema Santa Maria/Torto registrava 45,65%.
Confira o cronograma do racionamento nas regiões abastecidas pelo sistema Santa Maria/Torto
Confira o cronograma do racionamento nas regiões abastecidas pela Barragem do Descoberto