metropoles.com

Polícia Militar Ambiental resgatou 1,2 mil animais silvestres desde o início do ano

Gambá-de-orelha-preta, que costuma buscar áreas urbanas para se reproduzir, é a espécie responsável pela maioria das ocorrências. Filhotes de lobo-guará foram salvos de dois incêndios nesta semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/BPMA
IMG-20151023-WA0022
1 de 1 IMG-20151023-WA0022 - Foto: Reprodução/BPMA

Nos primeiros dez meses do ano, o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) resgatou cerca de 1,2 mil animais silvestres no Distrito Federal — uma média de quatro por dia. As ocorrências costumam aumentar no período de seca, uma vez que muitas espécies são obrigadas a fugir das frequentes queimadas, mas a época de chuvas também é de muito trabalho para o BPMA.

Uma das últimas ocorrências antes do fim da estiagem ocorreu nesta semana, quando dois filhotes de lobo-guará foram resgatados. O primeiro estava em um incêndio na altura do Km 4 da BR-080 (que liga Brasília ao norte de Goiás). O segundo foi localizado na Chácara dos Padres, em Brazlândia.

“No período de seca, os incêndios fazem com que eles procurem locais com maior proteção e facilidade de alimento. Ás vezes, podem até se machucar ao deixar o próprio habitat”, explica o tenente-coronel William Araújo, comandante do BPMA.

Gestação
Segundo o tenente-coronel, esse tipo de comportamento é comum aos animais sinantrópicos —aqueles que vivem em áreas próximas a espaços ocupados pelo homem. “Os campeões de resgate são os saruês, conhecidos popularmente como gambás-de-orelha-preta. Eles invadem os quintais das casas à procura de um lugar seguro para a gestação”, explica Araújo.

Os bichos encontrados pelos militares são levados para o Centro de Acolhimento Provisório, na sede do batalhão, na Candangolândia. De lá, são encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), responsável por garantir a recuperação do estado de saúde deles.

O período de observação e de cuidados intensos podem se estender a uma quarentena. Somente depois os veterinários decidem o futuro do animal capturado. Em alguns casos, eles voltam a natureza; em outros, são alocados no zoológico.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?