Parque da Chapada dos Veadeiros é reaberto após grande incêndio
Visitação será retomada terça (17/10), ainda com focos de incêndio nas proximidades da reserva. Segundo ICMBio, não há risco para turistas
atualizado
Compartilhar notícia
O fogo foi controlado e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros volta a funcionar nesta terça-feira (17/10). Desde 11 de outubro, brigadistas lutam para acabar com dois focos de incêndio, e a visitação ficou proibida durante o feriado.
Nesta segunda (16), técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) avaliaram as condições da reserva e deram parecer favorável à recepção de visitantes.
Em nota, o ICMBio informou que “grande parte dos focos de incêndio foi eliminada ou permanece em monitoramento, inclusive com sobrevoos panorâmicos. Ainda há fogo do lado de fora do parque, na cidade de Cavalcante e dentro da comunidade quilombola Kalunga”.Segundo o chefe do parque, Fernando Pattagiba, “após cinco dias, o incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros atingiu a trilha e o mirante do Salto do Rio Preto, tendo sido controlado pelas brigadas do ICMBio e do Ibama. Nesse momento, as equipes fazem o trabalho de controle vigilância e extinção para que as chamas não retornem”, disse.
Somente em 2017, 43 mil visitantes passaram pelo Parque Nacional, uma unidade de conservação criada em 1961 e que foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 2001.