metropoles.com

Nada de lixo no chão. Ação contra porcalhões será intensificada

Agentes prometem reforçar a fiscalização contra quem for pego jogando papéis, restos de comida e bitucas de cigarro nas ruas. Além das regiões administrativas, feiras, rodoviárias e aeroporto estão na lista dos locais que serão visitados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Brasília limpa, sua atitude faz a diferença – Brasília – DF 30/10/2015
1 de 1 Brasília limpa, sua atitude faz a diferença – Brasília – DF 30/10/2015 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Bituca de cigarro, papel de bala e santinhos não deverão mais invadir as ruas do Distrito Federal. Pelo menos esse é o objetivo da campanha “Brasília Limpa — Sua Atitude Faz a Diferença”, promovida pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), em conjunto com a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis). Iniciada em 20 de outubro em Taguatinga, a ação tem sido levada para outros espaços da capital e a ideia é manter as atividades e a fiscalização contra os porcalhões mesmo após o fim da iniciativa.

A superintendente de Fiscalização de Limpeza Urbana da Agência de Fiscalização do DF (Agefis), Adriana Moreira, diz que a meta é expandir os esforços para outras regiões administrativas, além de feiras, rodoviárias e o aeroporto. Para isso, cerca de 250 inspetores ficais foram escalados.

Na sexta-feira (30/10), a campanha ocorreu em frente ao Conjunto Nacional. Os agentes estavam de olho em quem insistia em jogar lixo no chão. Quando isso ocorria, eles pediam que os responsáveis recolhessem o objeto e o colocasse nas lixeiras. Se o material não fosse apanhado, os fiscais aplicavam a multa, de R$ 46,43. Mais do que punir, a ação tinha como objetivo conscientizar a população.

Daniel Ferreira/Metrópoles

Lixeira
Durante a atividade, o funcionário público Ademir Sousa, 56 anos, achou que a bituca de cigarro jogada em frente ao centro de compras passaria despercebida. Mas os fiscais logo o orientaram a colocar o lixo no local certo. Apesar da advertência, Sousa admite ser necessária a ação: “A cidade precisa desse tipo de alerta. Mas também é importante que sejam colocadas mais lixeiras pelas ruas. Às vezes, não temos opções”.

Dívida ativa
A campanha cumpre a Lei n° 972/1995. Ela prevê multa para todos que lançam papéis, latas, restos de comida ou lixo de qualquer natureza fora dos recipientes apropriados em vias, calçadas, praças e locais públicos. Adriana Moreira, da Agefis, salientou ainda que, caso o cidadão notificado não pague a pena estipulada, ele poderá ser incluído na dívida ativa do DF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?