Maioria da população não aprova serviço do SLU, diz pesquisa
Dados apontam que 53,5% consideram o SLU de regular a péssimo. No entanto, regiões mais pobres veem melhora no serviço nos últimos anos
atualizado
Compartilhar notícia
Uma pesquisa de opinião sobre a qualidade do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) foi apresentada nesta quarta-feira (29/6), na Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), e mostrou que a maioria da população não aprova o serviço.
No total, 53,5% dos entrevistados consideram o serviço regular, ruim ou péssimo; contra 45,5% que avaliaram o SLU como ótimo ou bom. Apenas 1% não soube informar. Para a coleta de dados, foram ouvidas 4.088 pessoas de diversas regiões administrativas e diferentes classes sociais.
A pesquisa traz ainda outros dados interessantes. Em cidades administrativas com renda mais alta, as avaliações são mais positivas do que em locais com rendas mais baixas. No entanto, nas classes mais pobres, há uma melhora apontada na prestação do serviço nos dois últimos anos.
Coleta seletiva
A pesquisa trouxe ainda informações sobre o serviço de coleta seletiva em todo Distrito Federal. Da população consultada, 67,6% disse haver coleta seletiva na região, outros 26,7% informaram que não existe esse serviço e 5,7% não souberam ou não responderam.
De acordo com a avaliação apresentada nesta quarta-feira, a percepção de que há coleta seletiva cai a medida que a escolaridade aumenta. Ainda segundo os dados divulgados, 58% da população de áreas sem coleta seletiva já faz a separação do lixo.