metropoles.com

TJDFT derruba liminar e Caesb poderá cobrar taxa extra de 40%

Desembargador revogou a medida que limitava a cobrança extra a 20% para consumidores residenciais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tony Winston/Agência Brasília
Decoberto editada
1 de 1 Decoberto editada - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O desembargador Silva Lemos, da 5ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) revogou a liminar que limitava a 20% a tarifa de contingência a ser cobrada pela Companhia de Saneamento Básico do DF (Caesb) para consumidores residenciais. Com a decisão, a taxa deve voltar a ser de 40% sobre o valor da conta para unidades que consumirem mais de 10 mil litros de água por mês.

De acordo com o magistrado, “tal medida se constitui em lição pedagógica a evitar a adoção de medidas mais drásticas à população do DF, como o racionamento e, obviamente, se a população se conscientizar de que deve economizar no consumo de água, não haverá majoração nos valores de suas contas mensais”.

A liminar que reduziu o valor da taxa havia sido resultado de uma ação do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). O juiz de primeira instância tinha limitado a tarifa para consumidores residenciais a 20% e para residências populares a 10%. Na ocasião, o magistrado entendeu que a taxa de 40%, prevista na resolução para os consumidores residenciais, é desproporcional e fere os princípios da razoabilidade e da isonomia.

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) entrou com recurso, que foi deferido pelo desembargador da 5ª Turma Cível. Na contestação, a entidade argumentou que os clientes residenciais são responsáveis pelo consumo de mais de 80% do volume fornecido pela Caesb. Acrescentou ainda que a meta de redução pretendida, 15% ou 1,5 milhão de metros cúbicos mensais, seria suficiente para abastecer, durante um mês, 460 mil pessoas, e permitiria a manutenção dos reservatórios em níveis seguros até a chegada do período chuvoso.

Na decisão que revoga o liminar, o desembargador Silva Lemos afirma: “Ao meu ver, [a norma] não estabelece distinções desproporcionais entre os vários tipos de consumidores, eis que devem ser tratados desigualmente na medida de sua desigualdade”.

A tarifa de contingência vai ser cobrada já nas contas de dezembro. No próximo mês, todos os brasilienses receberão um aviso explicativo na conta de água. A medida passou a valer depois que o reservatório do Descoberto atingiu o ponto crítico de 24,9%, na última segunda-feira (24). Caso os níveis de água dos reservatórios não suba, a Caesb não descarta racionamento. (Com informações do TJDFT)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?