Jiboia de 1,5 metro é encontrada em condomínio no Lago Sul
Polícia Militar resgatou o animal, que pesa 20kg. Como estava sem ferimentos, a cobra foi liberada em uma reserva nativa
atualizado
Compartilhar notícia
Moradores da quadra 13 do Setor de Mansões Dom Bosco, no Lago Sul, encontraram uma jiboia de 1,5 metro de comprimento e peso de 20 quilos na tarde deste domingo (29/1). Após o susto, a Polícia Militar foi acionada e resgatou o animal. Como estava sem ferimentos, a cobra foi liberada em uma reserva nativa, próximo ao Jardim Botânico.
De acordo com a corporação, o trabalho de resgate durou cerca de 15 minutos. Coordenador da operação, o sargento Nivaldo, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) afirma que o animal “estava atrás de comida, já que um morador do condomínio criava patos”.
Quando adulta, a jiboia pode chegar ter entre dois e quatro metros de comprimento. A espécie é a segunda maior cobra encontrada no Brasil, perdendo apenas para a sucuri, e pode ser localizada em ecossistemas como a Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Floresta Amazônica.
Apesar de a jiboia não ser uma cobra venenosa, a PM orienta a população a não tentar manipular o animal, para evitar acidentes. A recomendação é acionar o Batalhão Ambiental da Polícia Militar através do telefone 190. Segundo a corporação, só no ano passado, a equipe resgatou 273 cobras e apreendeu três, que seriam comercializadas irregularmente. (Com informações da PMDF)