metropoles.com

Ibram apreende jiboia em agência dos Correios

Animal foi identificado por equipamentos de raio-X e estava dentro de uma caixa de plástico. Encomenda saiu do Rio de Janeiro e tinha como destino o Gama

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ibram/Divulgação
Jiboia apreendida pelo Ibram nos Correios
1 de 1 Jiboia apreendida pelo Ibram nos Correios - Foto: Ibram/Divulgação

Uma encomenda enviada do Rio de Janeiro para o Distrito Federal chamou a atenção dos funcionários da agência central dos Correios, localizada no Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA), na manhã desta quarta-feira (30/3). Dentro de uma caixa de plástico endereçada a uma pessoa no Gama, os servidores encontraram uma jiboia. A serpente foi identificada através do raio-X.

Fiscais do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) foram acionados e encaminharam o animal para o Centro de Triagem e Reabilitação do Ibama. A apreensão integrou a Operação Mala Direta do Ibram, que tem o objetivo de coibir o tráfico interestadual de animais silvestres. O homem que receberia a jiboia foi autuado em R$5 mil.

A equipe do instituto foi até o Gama, destino final da mercadoria, mas não localizou outros animais irregulares. Em nota, o Ibram informou que “além de transportar animais vivos pelos Correios ser proibido e existir a possibilidade de ser considerado como maus-tratos, agrava o fato da jiboia ser animal silvestre e contar no anexo da lista da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Ameaçadas de Extinção”.

Lagarto Ibram Na semana passada, um tipo de lagarto (gecko leopardo) também foi encontrado em outra agência dos Correios. O animal sairia do DF com destino ao Rio de Janeiro. O remetente usou um endereço falso
e, por isso, não recebeu uma multa.

O órgão apura mais dois casos de animais silvestres apreendidos em agências postais por serem transportados de forma irregular. As situações envolvem duas iguanas e caramujos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?