metropoles.com

GDF vai contestar liminar que define prazo para fim de racionamento

Segundo Rollemberg, estabelecimento de prazo é difícil por conta da incerteza quanto aos níveis dos reservatórios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
rollemberg
1 de 1 rollemberg - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) anunciou, nesta terça-feira (14/3), que vai contestar a liminar do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), que prevê o estabelecimento de prazo para o fim do racionamento de água na capital do país, limite de consumo e aumento do bônus para quem economiza água.

Segundo o governador, a incerteza sobre como estarão os níveis das barragens do Descoberto e de Santa Maria no período de seca dificulta a fixação de um prazo para o fim do racionamento. “Vamos recorrer, pois não temos como estimar qual será o volume de água que teremos nas duas barragens. Isso vai depender muito da evolução das chuvas e da capacidade de armazenamento delas”, afirmou Rollemberg, durante audiência pública sobre a crise hídrica nesta terça.

De autoria do juiz Jansen Fialho de Almeida, da 3ª Vara de Fazenda Pública do TJDFT, a liminar prevê a publicação de novos investimentos emergenciais ou estruturantes, com prazo de cumprimento; e a criação de um cronograma de redução dos prazos das obras já em andamento.

Por fim, o magistrado determina que a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) apresente um Plano de Gestão e Metas de Eficiência Hídricas, para indicar obras e medidas prioritárias que possam conter a falta de água no DF.

A liminar é fruto de uma ação movida pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional DF (OAB-DF). De acordo com o presidente da entidade, Juliano Couto, a elaboração de um plano para conter a situação crítica no futuro é um dos aspectos mais importantes estabelecidos pelo magistrado. “Nós não estamos preocupados só com a crise hídrica de 2017, mas também com que ela não se repita em anos futuros”, afirma. (Com informações da Agência Brasília)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?