GDF entrega ao governo federal plano para captar água do Lago Paranoá
Buriti pede a liberação de R$ 55 milhões pelo Ministério da Integração Nacional em até 20 dias
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio à maior crise hídrica da história do Distrito Federal, o plano de trabalho para captação emergencial de água no Lago Paranoá foi entregue, nesta segunda-feira (13/2), ao ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. Agora, o GDF espera que a verba — avaliada em R$ 55 milhões — seja liberada num prazo de 20 dias.
A proposta é captar 700 litros de água por segundo por meio de seis tanques e, com isso, reforçar o abastecimento nas regiões administrativas atendidas pela Barragem do Descoberto. Após iniciada a intervenção, no Lago Norte, o prazo de conclusão da obra é de 180 dias.Segundo o documento entregue ao governo federal, no local de captação, será montada ainda uma estrutura flutuante que vai direcionar água para tratamento à beira do reservatório, onde terá uma estação compacta.
“Cidades que hoje são abastecidas pelo Descoberto receberão água por essa captação e, com isso, conseguiremos minimizar os problemas causados pela estiagem”, disse o governador Rodrigo Rollemberg.
No plano, consta também a necessidade de instalação de um sistema de bombeamento nas proximidades do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, que permitirá a algumas localidades atualmente abastecidas pela Barragem do Descoberto receberem água do reservatório de Santa Maria, reduzindo a demanda da primeira. (Com informações da Agência Brasília)