Esgoto jorra do solo na QL 12 e cai direto no Lago Paranoá. Veja vídeo
Registro feito por um internauta foi enviado ao Metrópoles
atualizado
Compartilhar notícia
Um dia depois de o GDF ter relacionado a morte de milhares de peixes no Lago Paranoá à poluição levada pelos córregos que abastecem o espelho d’água, um leitor do Metrópoles enviou um vídeo com um flagrante no Lago Sul. Segundo as imagens e o relato, há dois bueiros na quadra 10 da QL 12 transbordando esgoto.
A água contaminada jorra dos bueiros, faz uma poça na grama e cai diretamente no Lago Paranoá. O morador atribui o vazamento às obras que a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) faz no local, onde será implantada uma ciclovia.
Veja o vídeo:
Até a última atualização desta reportagem, nem a Novacap nem a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tinham se manifestado sobre o assunto.
Cianobactérias
Na última quinta-feira (22/12), os órgãos ambientais do GDF atribuíram a grande proliferação de cianobactérias que consomem o oxigênio da água da Lago Paranoá à poluição trazida pelos rios que alimentam o reservatório. Segundo o governo, com as fortes tempestades de novembro, uma maior quantidade de dejetos chegou ao espelho d’água, contribuindo para a mortalidade de milhares de peixes.
Para evitar que o problema se repita, os órgãos presentes ao evento convocado pelo GDF para anunciar os danos ambientais ao Lago Paranoá — Adasa, Ibram, Caesb e Novacap — prometeram realizar esforços conjuntos de fiscalização. As ações dos próximos meses terão foco nos agentes poluidores no Riacho Fundo e nas ligações irregulares de esgoto em outras regiões do DF.