metropoles.com

Escola do DF constrói sistema de reúso de água para manter horta

A boa ideia está sendo adotada pelo Jardim de Infância da 404 Norte e é motivo de orgulho de toda a comunidade escolar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
horta jardim infância água
1 de 1 horta jardim infância água - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em meio ao racionamento, o Jardim de Infância da 404 Norte encontrou uma boa solução para manter a irrigação da hortinha, que é motivo de orgulho dos funcionários do colégio há 14 anos. Com alguns metros de encanamento e uma caixa d’água de 500 litros, a escola construiu um sistema de reúso da água do bebedouro para regar as hortaliças.

O sistema sustentável foi inaugurado nesta quinta-feira (30/3), em clima de comemoração. “Por dia, o bebedouro jogava mil litros de água fora. Agora, redirecionamos esse desperdício para a horta”, diz Vyviane Marques Moraes, professora da equipe de apoio pedagógico e mãe de Mateus, 5 anos, estudante do 2º período e apaixonado por tomates.

A hortinha, além de fazer a alegria de Mateus, representa ainda mais para Vyviane: é uma lembrança do filho João Marcos, 7, ex-aluno do jardim de infância e que perdeu a vida em um grave acidente de carro em 2010, junto com irmão mais novo, Pedro Lucas, 3. “Ele gostava muito da horta, de mexer na terra, de pegar nas plantinhas e experimentar as frutas. Gostava do verde, de brincar com água”, recorda-se.

Arquivo Pessoal
João Marcos, com o irmão Pedro Lucas: menino adorava mexer na hortinha


Trabalho em equipe
Desde fevereiro, pais e funcionários formaram uma força-tarefa para arrecadar dinheiro, canos e a caixa d’água. O trabalho braçal ficou por conta de dois vigias e o avô de um aluno. Foram quatro dias de esforço para deixar a estrutura pronta para uso. A água, que antes era desperdiçada do bebedouro, agora é canalizada para a caixa d’água. Lá, ela é filtrada e bombeada. Serve tanto para molhar a horta quanto a areia do parquinho.

“Fico satisfeito em poder ajudar não só a escola, mas vários pais, que podem confiar em deixar seus filhos aqui. É um incentivo para as crianças”, comemora Izaias Oliveira, bombeiro hidráulico e avô do estudante Wallace.

O projeto ainda ganhou apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e da Administração Regional do Plano Piloto.

Consciência ecológica
Também foram reinaugurados um minhocário e uma composteira para produzir adubo orgânico que será utilizado na hortinha.

“A intenção é gerar uma mudança de hábitos alimentares para que as crianças tenham conhecimento sobre o que é plantado e colhido, além de promover uma conscientização ecológica”, explica Rosimara de Albuquerque, diretora do Jardim de Infância da 404 Norte.

Ela conta que a horta faz parte de um projeto maior, que inclui também a construção de sistemas para reaproveitamento de água da chuva e criação de peixes — conhecido como aquaponia. A ideia é deixar tudo pronto até o fim do ano.

Veja como ficou a horta

6 imagens

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?