metropoles.com

Emissão de gases de efeito estufa é recorde, mas ritmo de alta cai

Novo relatório de painel da ONU aponta que última década registrou um aumento de 12% na emissão de gases do tipo na atmosfera

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CBMGO
incêndio florestal atinge parque terra ronca, em goiás
1 de 1 incêndio florestal atinge parque terra ronca, em goiás - Foto: CBMGO

Novo relatório divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas, nessa segunda-feira (4/4), indica que as emissões globais médias de gases de efeito estufa atingiram os índices mais altos da história. O documento alerta ainda que o aquecimento global médio pode chegar a 3,2 ºC até 2100, caso o cenário não seja revertido.

A terceira e última edição do 6º Relatório de Avaliação do IPCC mostra que apenas 24 países baixaram as emissões de CO2 nos últimos 10 anos.

Para o IPCC, ainda é possível cortar pela metade as emissões até a próxima década, contudo, é necessário investir em estratégias e tecnologias, em especial naquelas ligadas ao setor energético.

As emissões subiram 12% entre 2010 e 2019, com 59 bilhões de toneladas de gases emitidos. Entretanto, a taxa de crescimento anual diminuiu, de uma média de 2,1%, entre 2000 e 2009, para 1,3%, entre 2010 e 2019.

4 imagens
Desmatamento na Amazônia
Área queimada
1 de 4

Desmatamento na Amazônia

Gustavo Basso/NurPhoto via Getty Images
2 de 4

Desmatamento na Amazônia

Arquivo/Agência Brasil
3 de 4

Divulgação
4 de 4

Área queimada

Igo Estrela/Metrópoles

Para o secretário-geral da ONU, António Guterres, o relatório do IPCC é uma longa enumeração de promessas climáticas que não foram cumpridas. Alertou ainda que o mundo está indo em direção a um desastre climático, com as principais cidades debaixo d’água, ondas de calor sem precedentes e tempestades aterrorizantes.

“É um arquivo da vergonha, catalogando as promessas vazias que nos colocam firmemente no caminho para um mundo inabitável.”, reforçou Guterres.

Para o relatório, não será possível cumprir com a limitação de 1,5 ºC determinada pelo Acordo de Paris, caso não haja uma redução imediata de emissões em todos os setores da sociedade. Para o painel, é essencial uma ação de mitigação e adaptação climática, com foco no desenvolvimento sustentável.

Durante a análise, realizada entre 2010 e 2015, 43 dos 166 países apresentaram um crescimento de seus PIBs (Produto Interno Bruto) enquanto reduziam ou estabilizavam a emissão de CO².

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?