metropoles.com

DF e Goiás inauguram Estação de Tratamento de Esgotos em Águas Lindas

Local ajudará a preservar a qualidade da Bacia do Rio Descoberto, responsável pelo abastecimento de 65% da população do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dênio Simões/Agência Brasília
Estação de Tratamento de Esgotos de Águas Lindas
1 de 1 Estação de Tratamento de Esgotos de Águas Lindas - Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A primeira Estação de Tratamento de Esgotos de Águas Lindas (GO) foi inaugurada na quinta-feira (22). Entre os benefícios está a preservação da qualidade da Bacia do Rio Descoberto, responsável pelo abastecimento de 65% da população do Distrito Federal.

A unidade será operada pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e pela Saneamento de Goiás S.A. (Saneago).

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da solenidade. “Essa é uma parceria muito importante que vai trazer cidadania para os moradores de Águas Lindas e do Distrito Federal, porque garante toda a rede de esgoto, as elevatórias e essa estação de tratamento.”

 

6 imagens
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa
1 de 6

Dênio Simões/Agência Brasília
2 de 6

Dênio Simões/Agência Brasília
3 de 6

Dênio Simões/Agência Brasília
4 de 6

Dênio Simões/Agência Brasília
5 de 6

Imagem ilustrativa

Dênio Simões/Agência Brasília
6 de 6

Imagem ilustrativa

Dênio Simões/Agência Brasília

 

Cerca de R$ 230 milhões foram investidos no sistema de tratamento de esgoto, vindos do governos federal, de Brasília, de Goiás e do município.

Capacidade
As obras da Estação de Tratamento de Esgotos de Águas Lindas (GO) foram iniciadas em 2013. A capacidade de atendimento será de cerca de 135 mil habitantes nessa primeira etapa, podendo chegar a 270 mil, caso seja necessária ampliação.

A estação está parcialmente inserida na área de proteção ambiental da bacia do Rio Descoberto. Fica entre as cabeceiras dos córregos Paulista e Bocaina, afluentes da Bacia do Rio Verde.

A área, de aproximadamente 25 hectares, está às margens da pista que liga Águas Lindas de Goiás a Brazlândia e a cerca de 3 quilômetros da área urbana.

Além de melhorar as condições sanitárias da cidade goiana, a obra vai garantir a qualidade da água da bacia hidrográfica do Rio Verde.

“Águas Lindas demorou a receber uma obra dessa magnitude, mas hoje recebe a melhor obra de tratamento e de coleta de esgoto do Brasil inteiro, que vai atender 90% da população local”, discursou o governador de Goiás, Marconi Perillo.

Corumbá 4
Durante a inauguração da estação em Águas Lindas de Goiás, Rollemberg também citou a parceria para construir o Sistema Produtor Corumbá 4, que vai melhorar o abastecimento de moradores do Gama, de Santa Maria e do Recanto das Emas, além das cidades goianas Luziânia, Novo Gama e Valparaíso.

A obra, sob responsabilidade do DF e de Goiás, foi paralisada pelo estado vizinho por questionamentos do Ministério Público Federal. No evento, foi informado que estão feitos os ajustes necessários para a retomada, o que deverá ocorrer nos próximos dias. “A parte do DF está bem adiantada, estamos com quase 70% concluída”, destacou o governador.

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?