metropoles.com

Desobstrução da orla do Lago Norte chega à casa de Alberto Fraga

Deputado federal contratou trabalhadores para removerem cercas e deck da residência, mas promete acionar governador se área for assaltada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
alberto fraga, desobstrução, orla, lago norte
1 de 1 alberto fraga, desobstrução, orla, lago norte - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Equipes do Governo do Distrito Federal continuam no Lago Norte nesta quinta-feira (23/3) para os trabalhos de desobstrução da orla do Paranoá. Por volta das 9h40, a operação retornou à QL 4, onde o serviço tinha sido interrompido em março do ano passado, por decisão judicial. Depois, os fiscais seguiram para a QL 8, onde mora o deputado federal Alberto Fraga (DEM).

Sete funcionários contratados pelo próprio parlamentar fizeram a retirada de cercas e um deck construído em frente à residência. O parlamentar se diz preocupado com a falta de segurança no local, já que as residências estão ficando desprotegidas. “Estou esperando o primeiro assalto acontecer para representar criminalmente contra ele (o governador). O governo está trazendo vulnerabilidade para os moradores do Lago Sul e Norte”, disse ao Metrópoles.

De acordo com a Agência de Fiscalização (Agefis), a retirada de edificações em área pública ao redor do Lago Paranoá foi retomada na quarta (22), na QL 6 e na Entrequadra 6/8 Norte, quando 41.301 metros quadrados foram devolvidos à população. Com isso, subiu para 271.475 o total de metros quadrados desobstruídos desde o início do processo, em agosto de 2015.

A desocupação de áreas públicas invadidas à beira do Lago Paranoá foi interrompida em março de 2016, pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, e reiniciada em 11 de julho, após decisão da Vara do Meio Ambiente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, em 1º de julho.

https://www.youtube.com/watch?v=gpWUtX7zUlo

 

Primeira reunião pública
O governo promove nesta quinta a primeira de três reuniões públicas sobre o Plano Orla Livre, com o tema Orla e o Meio Ambiente. A ideia é receber propostas para o termo de referência do concurso destinado a contratar equipe de consultoria — que atuará durante as intervenções nas margens do Lago Paranoá.

A partir das 19h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, representantes da Secretaria do Meio Ambiente e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) vão expor as diretrizes estabelecidas e recolher novas sugestões.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?