metropoles.com

Coleta seletiva feita por cooperativas tem início em 10 regiões do DF

Uma delas é o Paranoá, onde também começou nesta segunda-feira (26/2) a operação Cidades Limpas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Caminhao de lixo slu
1 de 1 Caminhao de lixo slu - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A partir desta segunda-feira (26/2), dez regiões administrativas do Distrito Federal passam a contar com a coleta seletiva feita por cooperativas de catadores de material reciclável. A informação foi dada hoje de manhã pelo governador Rodrigo Rollemberg, durante o início do programa Cidades Limpas no Paranoá.

O serviço de coleta ocorrerá nas seguintes localidades:

  • Cruzeiro Velho
  • Itapoã
  • Lago Norte
  • Lago Sul
  • Paranoá
  • Riacho Fundo I
  • Riacho Fundo II
  • São Sebastião
  • Sobradinho
  • Varjão

“A gente está dando um passo importante para fazer uma Brasília cidadã, garantindo a esses brasilienses aqui dignidade, uma relação profissional com o Estado, em que vamos cobrar qualidade da coleta seletiva”, disse Rollemberg.

Esse modelo de contratação é adotado desde maio de 2015 para parte da Candangolândia, do Núcleo Bandeirante, de Samambaia, de Santa Maria e de Brazlândia — regiões em que o serviço é feito por quatro cooperativas de catadores.

O governador de Brasília destacou que, na semana passada, o Tribunal de Contas do Distrito Federal liberou a licitação definitiva do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) que permitirá a coleta seletiva até o fim do ano em toda a área urbana do DF.

A diretora-presidente do SLU, Kátia Campos, participou do evento no Paranoá nesta segunda. “A gente faz aqui um apelo para que a população separe com carinho aquilo que tem valor para reciclagem. Esse material está dando renda para muitas famílias no DF e aumentando a vida útil do aterro sanitário.”

Paranoá

Com ações de hoje (26) até sexta (2), o Paranoá é a segunda região administrativa a receber o programa Cidades Limpas em 2018 — a primeira foi São Sebastião, no fim de janeiro.

A melhoria imediata do ambiente urbano por meio de ações de limpeza, conservação e urbanização contará com o apoio de 221 trabalhadores, de 18 órgãos do governo de Brasília.

De acordo com a Secretaria das Cidades, que coordena os trabalhos, estão previstas ações como poda de árvores, tapa-buracos, manejo ambiental e vistoria para combate ao mosquito Aedes aegypti — transmissor de dengue, da febre amarela, do zika vírus e da chikungunya.

Haverá ainda vacinação antirrábica gratuita de cães e gatos e a poda de árvores do Parque Vivencial do Paranoá, às margens da rodovia que liga o Setor de Mansões do Lago Norte à barragem do Paranoá.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?