metropoles.com

Caesb e Adasa: ampliação de racionamento de água na segunda é boato

Órgãos negaram rumores que circularam no WhatsApp nesta quarta (18/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FELIPE MENEZES/METRÓPOLES
racionamento
1 de 1 racionamento - Foto: FELIPE MENEZES/METRÓPOLES

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) negaram, nesta quarta-feira (18/10), mudanças no sistema de racionamento de água na capital.

O comunicado foi emitido após boatos em aplicativos de mensagens informarem que o DF teria, a partir de segunda (23), dois dias consecutivos sem abastecimento. Nos textos, a informação é atribuída à Caesb.

No entanto, a Adasa explica que, desde o início do plano, a agência estabeleceu uma curva de acompanhamento da água, com metas mensais para o volume dos reservatórios. Caso as medidas fiquem abaixo do limite – o que ainda não ocorreu – poderão ser adotadas medidas de racionamento mais rigorosas.

Nesta quarta, por exemplo, o volume útil verificado na Barragem do Descoberto foi de 11%, sendo que o valor de referência para outubro é de 9%. No caso de Santa Maria, o reservatório estava com apenas 25,5% da capacidade, sendo que o limite estipulado pela Adasa é de 23%.

O racionamento no DF começou em meados de janeiro. Desde então, a entrega da água tem sido feita com um dia sem abastecimento (a partir das 8h), dois dias para religar e estabilizar o sistema e três dias de situação normalizada. Apenas os hospitais públicos e a Esplanada dos Ministérios não entram no rodízio.

A fim de amenizar o quadro, a agência intensificou a fiscalização dos irrigantes da bacia do Descoberto e ampliou o monitoramento, passando a medir o volume de vazão dos seus afluentes três vezes por semana. Antes, a verificação era semanal. (Com informações da Agência Brasil)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?