metropoles.com

Às vésperas de fórum, Rollemberg reafirma fim do racionamento em 2018

De acordo com o governador, o 8º Fórum Mundial da Água, que vai custar R$ 25 milhões, deve deixar novo legado para a população de Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriel Jabur/Agência Brasília
barragem do descoberto
1 de 1 barragem do descoberto - Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Em meio à maior crise hídrica da história, Brasília abre espaço, a partir do próximo domingo (18/3), para as discussões do Fórum Mundial da Água. O GDF estima receber cerca de 40 mil pessoas durante os sete dias de evento, que vai custar R$ 25 milhões.

Em coletiva à imprensa nesta quarta-feira (14/3), o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e o diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), Paulo Salles, disseram que o valor começou a ser investido há três anos, desde que Brasília foi escolhida para sediar a oitava edição do fórum.

Segundo o GDF, o montante virá do fundo da Adasa e também de outras fontes de recursos, como vendas de stands e patrocínios. Até o momento, 12,9 mil pessoas se cadastraram para participar do encontro. Do total, 52% são brasileiros — sendo que 34% moradores do DF –, e 47% são representantes de 150 países (6 mil pessoas).

De acordo com Rollemberg, o evento deve deixar um legado para a população de Brasília. O governador reafirmou que, com reservatórios acima da capacidade média prevista — 63,5% no Descoberto e 45,2% em Santa Maria — e o encerramento de obras em Corumbá IV, o racionamento vai acabar em 2018. “Não tem data ainda, mas será este ano”, afirmou.

As atividades do fórum ocorrerão no Centro de Convenções Ulysses e no Estádio Nacional Mané Garrincha. A abertura será no Itamaraty, às 9h de segunda (19). Até agora, 10 chefes de Estado já confirmaram presença no encontro.

A área de visitação aberto ao público, chamada Vila Cidadã, é uma novidade do evento, que terá atividades para crianças e adultos. Montada no Mané Garrincha, será palco de exposições, debates, mostras, entre outras atrações. Alunos de escolas públicas do DF visitarão o local para conhecer as inovações sobre o assunto. Ocorrerá também um encontro de parlamentares e juízes de todo o mundo.

Para ter acesso à Vila Cidadã, basta se credenciar gratuitamente. O funcionamento será das 9h às 22h, com entrada até as 21h. As atividades culturais estão previstas para acontecerem a partir das 18h.

Números do fórum

10 chefes de Estado confirmados
40 mil pessoas deverão passar pelos espaços do fórum no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na Expo e na Vila Cidadã
12.900 inscritos pagantes
52,63% são brasileiros (entre eles, 34,23% são moradores do DF)
47,37% são estrangeiros, oriundos de mais de 150 países
Mais de 300 sessões de debates da programação para os inscritos pagantes
85 expositores na Expo e na feira
Jornalistas credenciados: 1.239 ( sendo 1.113 brasileiros e 126 estrangeiros)
Primeira vez no Hemisfério Sul – edições anteriores: Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, Marrocos (1997)
Primeira vez aberto à participação popular, com espaço gratuito
Programação gratuita e aberta ao público, de 19 a 23 de março (pré-inscrição em https://goo.gl/forms/T6z8lc4NrWkVmE9B3)

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?