Animais encontrados no DF e levados ao Zoológico serão devolvidos à natureza na segunda-feira (18/1)
Ibama realizará a soltura de um lobo-guará, um tamanduá-bandeira, dois jabutis e um ouriço-cacheiro em uma propriedade em Goiás
atualizado
Compartilhar notícia
O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e a Universidade de Brasília (UnB) são conhecidos por resgatar animais que são encontrados no DF. Alguns deles, levados ao Jardim Zoológico de Brasília, serão devolvidos à natureza pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na próxima segunda-feira (18/1).
Eles serão recolhidos no Zoo e posteriormente seguirão para uma propriedade particular em Goiás, onde serão soltos. Confira a lista de animais abaixo:
- Loba-guará
Encontrada próximo a Planaltina com lesões graves no ombro devido a fragmentos de chumbo de tiro de escopeta, foi levada para o Jardim Zoológico de Brasília pelo Cetas em 15 de outubro de 2015. No Hospital Veterinário do Zoo, recebeu tratamento e passou por cirurgia, onde foram retirados vários fragmentos que estavam espalhados pelo pescoço e ombro do animal.
- Tamanduá-bandeira fêmea
Foi encontrada pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) no dia 6 de janeiro de 2015, ainda filhote e sem a mãe. Sem chances de sobreviver sozinha, foi resgatada e levada para a UnB com 2,4 kg. Em setembro de 2015, foi transferida para o Zoológico, onde cresceu em um espaço aberto e sozinha.
- Dois jabutis
O casal de répteis foi abandonado na portaria do Zoológico em dezembro de 2015, com quinze dias de diferença. Eles estavam em bom estado de saúde e não tinham restrições.
- Ouriço-cacheiro fêmea
Foi encontrada pelo BPMA desnutrida, abatida e com uma ferida na perna esquerda, possivelmente por ataque de algum animal. Chegou na UnB em 22 de julho de 2015, já quase sem espinhos no corpo. Foi encaminhada ao Hospital Veterinário do Zoológico em 2 de outubro, para tratamento e recuperação. Com informações do Jardim Zoológico de Brasília.