metropoles.com

Medo da Covid fez 74% dos pacientes interromper tratamento contra o câncer

De acordo com o oncologista do Instituto de Câncer de Brasília, Caio Neves, qualquer atraso no tratamento pode trazer impactos negativos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagens cedidas ao Metrópoles
Pesquisa mostra que pandemia prejudicou tratamento de pacientes com câncer
1 de 1 Pesquisa mostra que pandemia prejudicou tratamento de pacientes com câncer - Foto: Imagens cedidas ao Metrópoles

“Eu tinha medo de ir ao hospital e me expor ao vírus. Estava lutando duas batalhas: a do câncer e a da Covid-19“, explica Maria de Fátima de Sousa, 66 anos. A aposentada interrompeu o tratamento de câncer no ovário logo após o diagnóstico, com receio de ser infectada pelo coronavírus.

Maria de Fátima não foi a única a adiar o tratamento por medo da doença que já matou mais de 600 mil pessoas no Brasil. Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), 74% dos médicos relataram que pelo menos um ou mais pacientes interromperam ou adiaram o acompanhamento por mais de um mês durante a pandemia. O levantamento foi feito com 120 oncologistas das redes pública e privada.

Os procedimentos apontados como os mais adiados foram as cirurgias (67,5%) e os exames (22,5%). De acordo com o oncologista clínico do Instituto de Câncer de Brasília (ICB) Caio Neves, qualquer atraso no processo pode trazer muitos impactos negativos ao paciente.

O mesmo estudo concluiu que pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) são os mais afetados, com cerca de 60% relatando algum impacto no tratamento durante a quarentena. No setor privado, o índice é de 33%.

“Nós percebemos muitos atrasos no diagnóstico, porque eles cancelaram os exames de imagem e isso causou um impacto muito grande. Só dos meus pacientes, 40% cancelaram ou adiaram consultas. É uma questão preocupante para uma doença tão grave”, explica o oncologista.

Segundo Caio, entre aqueles que chegaram a paralisar o tratamento durante a pandemia, os mais comuns são as vítimas de câncer de mama, pescoço e urológico. “A grande causa foi o medo de infecção pela Covid-19. A gente sabe que o paciente oncológico é mais sensível e debilitado, e, com a pandemia, essas pessoas preferiram se isolar e parar o tratamento do que serem infectados pelo vírus”.

Quimioterapia

O medo é um dos sentimentos que Maria de Fátima teve de lidar durante o tratamento. Além de temer as reações da quimioterapia, a moradora de Samambaia sofreu pelo receio de pegar Covid. “Os hospitais estavam todos lotados, então, eu sentia muito medo de ir. Cheguei a fazer o exame para saber se estava com Covid quatro vezes e todos deram negativo”, lembra a aposentada.

4 imagens
Hoje, diz se sentir mais segura para prosseguir com a quimioterapia
Com medo, Maria fez quatro testes para saber se estava com Covid
1 de 4

Maria de Fátima recebeu as duas doses do imunizante contra a Covid-19

Imagens cedidas ao Metrópoles
2 de 4

Hoje, diz se sentir mais segura para prosseguir com a quimioterapia

Imagens cedidas ao Metrópoles
3 de 4

Com medo, Maria fez quatro testes para saber se estava com Covid

4 de 4

Em abril, a mulher descobriu um tumor no ovário, após realizar exames para entender o motivo de estar com água no pulmão. Mas teve medo de iniciar o tratamento de quimioterapia, pois sabia que ficaria com a imunidade baixa e mais vulnerável à Covid-19. “Ainda não tinha tomado a vacina contra Covid-19, mas, com as medidas de segurança da clínica e o apoio da minha família, coloquei minha fé e iniciei a quimioterapia.”

Agora, vacinada com as duas doses, Maria de Fátima comemora poder seguir com as sessões de quimioterapia com mais tranquilidade. “Sou uma mulher de muita fé. Vou ao hospital fazer o tratamento para me curar e lá me sinto segura”, concluiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?