Médicos entram na Justiça para instalar CPI do Iges na CLDF
Segundo sindicato, gastos públicos com o instituto são crescentes, enquanto falta dinheiro para tratamento de pacientes na rede pública
atualizado
Compartilhar notícia
A disputa pela instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) chegou na Justiça. Nesta segunda-feira (13/09), o Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico-DF) protocolou mandado de segurança no Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), solicitando a instalação da investigação na Câmara Legislativa do DF (CLDF).
Do ponto de vista do presidente do SindMédico, Gutemberg Fialho, os repasses da Secretaria de Saúde para o Iges-DF são constantes e crescentes. Por outro lado, faltam recursos para os pacientes na rede pública. Além disso, existem diversas suspeitas de irregulares no instituto.
“Enquanto isso ocorre, pacientes deixam de ter atendimento adequado e óbitos evitáveis ocorrem nas unidades públicas de saúde. Essa situação é grave e, por isso, a CPI é necessária e urgente”, argumentou o presidente do SindMédico.
A comissão tem nove assinaturas, mas ainda não tem previsão de instalação.